Bell apresenta o helicóptero de ataque 360 Invictus. A Bell divulgou imagens do primeiro protótipo do 360 Invictus, seu projeto que concorre ao programa Future Attack Reconnaissance Aircraft (FARA) do Exército dos Estados Unidos. A nova aeronave concorre pelo contrato que tem por objetivo substituir uma significativa parte da atual frota de helicópteros de ataque AH-64E Apache do US Army.
O Bell 360 Invictus é um helicóptero convencional de reconhecimento e ataque leve, projetado para voar em altas velocidades. Com uma configuração de cabine em tandem (posição do piloto à frente do co-piloto), típica dos helicópteros de ataque, o Invictus tem rotores principal e de cauda com quatro pás, desenhado a partir do modelo civil Bell 525 Relentless. Inicialmente o projeto tinha um rotor de cauda do tipo fenestron, entretanto para o design final a fabricante optou por uma versão tradicional, sob a alegação de reduzir peso da aeronave.
Apesar da fuselagem sugerir que trata-se de um helicóptero otimizado para baixa observabilidade (stealth), a Bell informa que o Invictus não foi projetado com essa capacidade.
As imagens divulgadas pela Bell mostram o protótipo do 360 Invictus com seu futuro armamento, incluindo um canhão automático XM915 de 20 mm do tipo Gatling em uma torre sob o nariz e dois pods laterais retráteis, equipados com mísseis AGM-114 Hellfire ou AGM-179 Joint Ar-to-Ground Missiles (JAGM), bem como Common Launch Tubes (CLT) que poderá ser carregados com vários tipos de munição, e até mesmo lançar pequenos drones.
Team Invictus is steadily progressing with the Bell 360 Invictus build. With over 90% complete, the #Bell360 is getting closer to transforming the attack and reconnaissance mission. #FVL #ArmyModernization #FARA pic.twitter.com/98ED67XsZW
— Bell (@BellFlight) July 12, 2022
O programa FARA prevê que os helicópteros concorrentes devem ter capacidade de empregar e lançar sistemas não tripulados, também conhecidos como Air Launched Effects (ALE), que terão capacidade de operar isolados ou em “enxames” para realizar ataques eletrônicos, vigilância e outras missões.
O cronograma do US Army prevê que os primeiros testes de voos do Bell 360 Invictus, bem como do seu principal concorrente, o Sikorsky Raider X, devem estar concluídos no ano que vem, e a escolha do vencedor seja anunciada imediatamente. Espera-se que os primeiros novos helicópteros de ataque do Exército dos EUA estejam na frota em 2028.
@FFO
O Exército dos Estados Unidos (US Army) e a General Electric Aerospace (GE) entregaram na semana passada para a Bell e Sikorsky os motores T901 ITEP (Improved Engine Turbine Program) para os seus protótipos do programa FARA (Future Attack Reconnaissance Aircraft). Agora as equipes trabalham na instalação do motor no…
Em "Notícias"
O protótipo do Bell 360 Invictus, a aeronave da Bell Helicopters que competirá pelo programa do Future Attack Reconnaissance Aircraft (FARA) do Exército dos EUA, está cerca de 95% concluída. A informação foi divulgada por Keith Flail, Diretor de Advanced Vertical Lift Systems da fabricante.
Em "Notícias"
A Bell Helicopters prevê que o voo inaugural do 360 Invictus deverá ocorrer apenas no ano que vem. A informação foi divulgada por Keith Flail, Vice-Presidente Executivo de Negócios Militares da Bell.
Em "Notícias"