A Turquia lança competição para o motor do TF-X. O governo da Turquia lançou oficialmente uma competição para realizar o desenvolvimento local de um motor turbofan para equipar o novo caça nacional o Turkish Aerospace (TAI) TF-X Multirole Fighter Aircraft (MMU).
A agência de compras de defesa da Turquia e a Presidência das Indústrias de Defesa, publicaram um pedido de propostas em junho, convidando potenciais empresas para o programa. Fabricantes de motores turcos, Tusas Engine Industries e TRMotor, já responderam ao pedido de propostas. O chefe da agência e principal responsável por compras do governo, Ismail Demir, disse à mídia que a TAEC, uma parceria entre a fabricante de motores britânica Rolls-Royce e o conglomerado industrial turco Kale Group, também entrará na competição. A Kale detém 51% da TAEC. Espera-se que o motor TAEC projetado voe o TF-X a uma altitude de 40.000 pés e o ajude a atingir velocidades de até Mach 1,8.
Demir disse que requisitos essenciais dos novo motor são:
A oferta da TAEC atendeu a todos os critérios, exceto um: os direitos de propriedade intelectual da Turquia. Um dos dois licitantes locais, a Tusa Engine Industries (TEI), é uma empresa controlada pelo governo. Com sede em Eskişehir, noroeste da Turquia, a TEI foi fundada em 1985 como uma joint venture envolvendo a GE Aviation, a Turkish Aerospace Industries, a Turkish Armed Forces Foundation e a Turkish Aeronautical Association.
A outra licitante nacional, a TRMotor, foi fundada em 2017 pela SSTEK, uma subsidiária da agência de compras SSB. A Tosas, que é a empresa-mãe da TEI e da Turkish Aerospace Industries, é proprietária integral da TRMotor.
A Turquia planeja construir protótipos do TF-X usando o motor F110 de fabricação americana. O F110 da General Electric é um motor turbofan de pós-combustão, produzido pela GE Aviation e usa o mesmo design do núcleo do motor do F101 da empresa. O motor também é construído sob licença pela TEI. “É provável que usemos o F110 na produção em série do TF-X”, disse Demir.
Mas um alto funcionário da indústria urca e especialista em motores disse que alimentar o TF-X com o F110 pode ser difícil. “A produção em série pode exigir grandes investimentos e tempo de teste. Além disso, essa opção traria os mesmos problemas de licenciamento de exportação e direitos de propriedade intelectual que os turcos não gostam da solução Rolls-Royce”. O TF-X está programado para efetuar seu voo inaugural em 2026. Ele entrará em serviço em 2029, segundo as autoridades turcas.
O TAI Turkish Fighter Experimental (TF-X)/National Combat Aircraft (MMU) é uma aeronave de quinta geração com características semelhantes ao F-35 Lightning II da Lockheed Martin, está sendo desenvolvido pela indústria de defesa local, com a Turkish Aerospace Industries (TAI) como principal contratante. De acordo com a Turkish Aerospace, o TF-X está planejado para ter 21 metros de comprimento com uma envergadura de 14 metros e conseguirá atingir uma velocidade de Mach 1,8. O caça nacional está programado para fazer seu roll-out em 18 de março de 2023 e efetuar seu voo inaugural em 2026. Sua entrada em serviço na Turkish Air Force (Türk Hava Kuvvetleri) em 2029.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS