FAB recebe seu primeiro Airbus A330 (C-30). A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu nos Estados Unidos seu primeiro Airbus A330-243, designado militarmente como C-30 e matriculado FAB 2901. É o primeiro de duas aeronaves deste modelo, que futuramente serão convertidas na versão MRTT (Multi Role Tanker Transport) de transporte e reabastecimento em voo.
O FAB 2901 chegou di 14/07, ao Southern California Logistics Airport (VCV/KVCV), em Victorville, a cerca de 80 km ao norte de San Bernardino, na Califórnia, finalizando o voo de translado “AD9840”, iniciado em Dublin, Irnalanda, no dia anterior, com uma escala em Fort Lauderdale, na Flórida. As pernas DUB — FLL foi de 8h41 e de FLL — VCV de 4h42.
Ainda ostentando a matrícula civil brasileira (PR-AIS), a aeronave já ostenta a pintura padrão FAB, porém com a futura matrícula militar (2901) coberta por um adesivo. Nos próximos dias o jato será vistoriado pela Comissão de Recebimento da FAB, que realizará a aceitação da aeronave.
Este é o penúltimo passo antes da incorporação oficial na frota da FAB, prevista para ocorrer no dia 26 de julho no Rio de Janeiro (RJ), quado o FAB 2901 chegará ao Brasil para ser entregue ao 2º/2º GT — Esquadrão Corsário, em uma cerimônia militar que contará com a presença do Comandante da Aeronáutica — Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior. O FAB 2901 deve decolar de VCV dia 25 de julho com previsão de chegada ao Brasil às 10h15 do dia 26 de julho.
Um dos gestores do Projeto KC-X3, Tenente-Coronel Aviador Samuel de Souza Ciqueira, do efetivo do Comando-Geral de Apoio (COMGAP), está nos Estados Unidos para receber a aeronave e explicou sobre os procedimentos que serão realizados em solo americano. “O avião passará por uma série de inspeções e cheques funcionais para atestar sua condição de aeronavegabilidade e atendimento aos requisitos contratuais. Com todos os testes feitos, no dia 25 de julho irá decolar dos EUA, com previsão de chegada ao Brasil às 10h15 do dia 26 de julho, terminando, assim, a primeira fase do recebimento”
A chegada do C-30 volta a dar “asas” aos Corsários, que estão sem voar desde julho de 2019, quando o Boeing C-767, FAB 2900, foi devolvido ao proprietário, após 36 meses de arrendamento. Em 2016, o C-767 substituiu temporariamente os Boeing KC-137, que haviam sido desativados em abril de 2013.
O Airbus A330 na FAB
No último dia 18 de abril, o Comando da Aeronáutica anunciou a aquisição de dois Airbus A330-243 por da companhia aérea Azul, por aproximadamente US$ 80 milhões. As aeronaves, matrículas civis PR-AIS e PR-OCK, serão convertidas para a versão militar A330 MRTT (Multi Role Tanker Transport), entretanto, inicialmente o primeiro jato será operado na configuração passageiros e carga (C-30), antes de ser convertido para MRTT (KC-30).
O PR-AIS (FAB 2901) estava estocado em Campinas (VCP/SBKP), São Paulo, ostentando as cores básicas da Azul, seu antigo operador. Na noite de 20 de maio, o A330-243 realizou o voo de translado “AD9840” com destino ao Aeroporto Internacional Queen Alia (AMM/OJAI), em Amã, na Jordânia, onde pousou no dia seguinte. Nas instalações da Jordan Aircraft Maintenance Limited (Joramco), o futuro C-30 da FAB passou por uma revisão do tipo “Check C”. A empresa jordaniana de MRO (Maintenance, Repair and Overhaul) apresentou as melhores condições para a realização do serviço técnico.
Finalizado o “Check C”, mas ainda ostentando as cores da Azul, em 1º de julho, o PR-AIS voou para Dublin, na Irlanda, sede da empresa IAC, responsável por aplicar a pintura militar na aeronave.
Treinamento
Em junho deste ano, militares da FAB que irão operar a aeronave iniciaram um curso de formação operacional na Universidade da Azul (UniAzul), em Campinas (SP). A aeronave KC-30 será o maior vetor já operado pela FAB e trará de volta a capacidade de transporte estratégico para o país, podendo transportar 250 passageiros e voar até 8.000 milhas náuticas.
O segundo A330 adquirido pela FAB, futuro 2902 (PR-OCK), permanece estocado na Espanha, e futuramente deverá ser enviado diretamente para a Airbus, em Sevilha, onde passará pela conversão MRTT. Após a Airbus liberar o KC-30 FAB2902, o que deve acontecer cerca de 20 meses após o início do processo, será a vez do C-30 FAB 2901 seguir para Sevilha, onde também será convertido em KC-30.
Com a chegada do C-30 ao 2º/2º GT, a FAB volta a ter uma aeronave de transporte pesado estratégico de grande porte. Quando for concluída a conversão para MRTT (KC-30), a FAB voltará a ter uma aeronave de transporte estratégico e REVO (Reabastecimento em Voo).
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO