Northrop Grumman testa sensores que cobrem todo o espectro eletromagnético. Pesquisadores da USAF precisavam de uma empresa para testar em voo tecnologias experimentais do programa Multi-Spectral Sensing Technologies Research and Development (MuSTeR), ue visa desenvolver sensores de Rádio-Frequência e eletro-ópticos para operações ofensivas, defensivas e integradas. A solução veio através da Northrop Grumman Mission Systems localizada em Linthicum, Md.
Funcionários da Divisão de Detecção e Sensoriamento Multiespectral da Diretoria de Sensores do Laboratório de Pesquisa da USAF da Base Aérea de Wright-Patterson, Ohio, anunciaram um contrato de US$ 840.429,00 com a Northrop Grumman no final de junho como parte do programa MuSTeR.
O MuSTeR busca aprimorar e colocar no estado da arte, a pesquisa de sistemas de sensores militares dos americanos usando todo o espectro eletromagnético para fornecer recursos de próxima geração para conscientização global persistente. A MuSTeR está desenvolvendo a tecnologia de busca e rastreamento por infravermelho (IRST — Infrared Search and Track), por exemplo, para permitir que aeronaves americanas e aliadas procurem e travem em alvos aéreos sem revelar sua presença, emitindo RF e energia de microondas.
O projeto também se concentra em sistemas de detecção de RF aprimorados para aplicações de reconhecimento situacional e direcionamento, bem como no desenvolvimento de um circuito integrado de leitura de pixel digital (DPROIC — Digital Pixel Readout Integrated Circuit) avançado de grande formato de faixa alta de onde longa dinâmica e infravermelho (LWIR — Large-Format High-Dynamic-Range Long Wave Infrared) e de rastreamento (IRST).
Para este contrato, os especialistas da Northrop Grumman apoiarão o voo de teste dos sistemas de sensores. Outros empreiteiros da MuSteR estão analisando compensações de design do sistema de busca e rastreamento por infravermelho de baixo custo (LC-IRST — Low-Coast Infrared Search and Track), avaliando algoritmos e processamento de supressão de desordem na nuvem, bem como técnicas de aprendizado de máquina com potencial para melhorar o desempenho geral de detecção de IRST.
A Northrop Grumman também fornecerá suporte aos testes de voo para os avanços atuais e futuros em matrizes de planos focais de grande formato, arquiteturas de leitura, projetos de montagem de chips de sensores, projetos ópticos de amplo campo de visão e métodos avançados de processamento para detecção e rastreamento de alvos. Outras áreas de foco do programa MuSTeR para as quais a Northrop Grumman fornecerá suporte de voo são o sensoriamento de radiofrequência multibanda multifuncional; tecnologia de radar a laser; detecção passiva de radiofrequência; e sensoriamento de radiofrequência distribuído.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS