XB-37B bate novo recorde de permanência em órbita. O Space Force X-37B, avião não tripulado espacial, quebrou mais um recorde de permanência em voo. No dia 07 de julho, a Boeing anunciou que o drone espacial permaneceu 781 dias em órbita, superando por um dia o seu recorde anterior.
O Veículo de Teste Orbital (OTV) X-37B é operado pelo “Space Delta 9” subordinado ao 3rd Space Experimentation Squadron, da Força Espacial dos EUA (USSF). O programa classificado possui um número não divulgado de Veículos Espaciais de Teste Orbital, cujo cronograma de voos e detalhes dos testes não são divulgados.
A USSF utiliza os X-37B como plataformas de testes para tecnologias e experimentos associadas a veículos espaciais reutilizáveis altamente classificados. As aeronaves decolam da Estação da USSF de Cabo Canaveral, na Flórida, sendo que as três primeiras missões pousaram na Base da USSF de Vandenberg, na Califórnia, e as duas últimas retornaram ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida.
A cada missão os X-37B ampliam seu tempo de permanência no espaço. Em 2010, o OTV-1 ficou 224 dias, enquanto o OTV-5 estabeleceu o recorde anterior de 780 dias, permanecendo no espaço entre setembro de 2017 e outubro de 2019.
O OTV-6 foi lançado do Cabo Canaveral em 17 de maio de 2020, e de acordo com a USSF, ele levou duas cargas úteis do “FalconSAT-8″da USAF Academy. O X-37B colocou em órbita cinco experimentos de tecnologia a bordo; e o módulo experimental da antena de radiofrequência fotovoltaica do Naval Research Laboratory, projetado para converter energia solar em micro-ondas de RF.
O sigilo em torno do X-37B alimentou suspeitas na China e na Rússia de trata-se de um programa secreto “com objetivo ofensivo”. De acordo com um relatório da Secure World Foundation, emitido em maio de 2022, chamou as suspeitas de “infundadas”, observando que o X-37B é uma plataforma de testes espaciais, como diz a USSF.
Em 2023 o governo dos EUA iniciará missões com o Dream Chaser da Sierra Space, o novo avião espacial não tripulado contratado pela NASA para reabastecer a Estação Espacial Internacional.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO