• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

B-2 lança bomba nuclear B61-12 com apoio do RATS

11 de julho de 2022

A B-2 Spirit stealth bomber takes off for a training mission at Whiteman Air Force Base, Missouri, Jan. 27, 2022. During the flight Lt. Col. Drew M. Irmischer, 131st Bomb Wing B-2 pilot, became one of very few pilots to surpass 1500 hours of flight time in the stealth aircraft. (U.S. Air National Guard photo by Airman 1st Class Kelly C. Ferguson)

B-2 lança a nova bomba tática nucelar B61-12 (Foto: USAF/Airman 1st Class Devan Halstead).
B-2 lança bomba nuclear B61-12 com apoio do RATS (Foto: USAF/Airman 1st Class Devan Halstead).

B-2 lança bomba nuclear B61-12 com apoio do RATS. Um bombardeiro stealth Northrop Grumman B-2A Spirit lançou um Joint Test Assembly (JTA) de uma bomba nuclear tática B61-12, utilizando um novo recurso conhecido como Radar Aided Targeting System (RATS) ou Sistema de Mira Auxiliado por Radar, no Tonopah Test Range, no último dia14 de junho. Testado apenas no B-2, o RATS melhora precisão de orientação de armas em um ambiente onde o GPS esteja degradado ou esteja fora do ar.

A B-2 Spirit  — bombardeiro stealth decolando de Whiteman Air Force Base, Missouri em 27 de janeiro 2022 (Foto: U.S.ANG/Airman 1st Class Kelly C. Ferguson).
A B-2 Spirit — bombardeiro stealth decolando de Whiteman Air Force Base, Missouri em 27 de janeiro 2022 (Foto: U.S.ANG/Airman 1st Class Kelly C. Ferguson).

O lançamento foi feito pelo 72nd Test and Evaluation Squadron (72nd TES) sendo parte do 53d Wing sediado na Eglin Air Force Base, Florida. O teste também contou com auxílio do 509th Bomb Wing equipado com os B-2A e sediado em Whiteman Field AFB.

“Fizemos várias missões testando a nova capacidade RATS nos últimos nove meses e coletamos pontos de teste em seu desempenho”, disse o Capitão David Durham, comandante de voo de armas do 72d Test and Evaluation Squadron B-2 (72nd TES). “O uso do RATS para o lançamento do JTA demonstrou o que a nova capacidade traz para o combatente. Este teste também foi o primeiro lançamento da unidade de produção do B61-12 JTA”.

Uma ferramenta de software projetada internamente pelo 72d TES também foi testada em voo. Conhecida como RATS Application Tool, ela fornece aos pilotos um indicador antecipado da funcionalidade do RATS, verificando se o sistema está funcionando corretamente antes do lançamento da arma.  

“Esta ferramenta abriu as portas para o desenvolvimento de software rápido e inovador em apoio ao B-2″, disse o Sargento Matthew Gibson, desenvolvedor líder de software de análise 72d TES. “Devido ao sucesso deste produto, recebemos pedidos para construir ferramentas para outros recursos de voo do 509th Bomb Wing e do 325th Weapons Squadron”. 

A bomb nuclear tática B-61-12  (Airman 1st Class Devan Halstead).
A bomba nuclear tática B-61-12 (Airman 1st Class Devan Halstead).

Os futuros lançamentos do B61-12 JTA serão realizados durante os testes anuais de voo do Programa de Avaliação do Sistema de Armas como parte dos testes de vigilância do Departamento de Energia/Administração Nacional de Segurança Nuclear e do Departamento de Defesa.
 
“A modernização está na vanguarda de nossas mentes enquanto planejamos e executamos cada um desses testes”
, disse o Tenente-coronel Aaron Young, comandante do 72th TES. “O desenvolvimento desta tática e a criação da ferramenta de software inovadora falam da dedicação e engenho desta equipa. Eles estão focados em equipar o combatente para a luta de hoje.”

O evento de teste foi liderado por um esforço colaborativo entre o 72th TES, o 509th BW, o Comando de Ataque Global da USAF, o Centro de Armas Nucleares da USAF, a Boeing Company e o Sandia National Labs.

B-2 lança a nova bomba tática nucelar B61-12 (Foto: USAF/Airman 1st Class Devan Halstead).
B-2 lança bomba nucelar B61-12 com apoio do RATS (Foto: USAF/Airman 1st Class Devan Halstead).

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login