Produção do TB2 será destinada à Ucrânia. A empresa turca Baykar informou que dedicará todas as suas capacidades para atender às necessidades das forças armadas da Ucrânia. A informação é do Ministro da Defesa ucraniano, Oleksiy Reznikov. Reznikov disse que a Ucrânia recebeu 50 veículos aéreos de combate não tripulados (UCAV — Unmanned Combat Air Vehicle) Bayraktar TB2, desde a invasão da Rússia em 24 de fevereiro.
A missão agora da empresa turca é dedicar todos os seus esforços para cumprir o pedido do governo de Kiev que segundo consta é de “dezenas” de TB2. O comentário do ministro da Defesa veio um dia depois que a Baykar disse que está enviando outros três Bayraktar TB2 à Ucrânia, que haviam sido financiados, além de uma quarta unidade que a Lituânia havia adquirido em nome da Ucrânia.
Ao mesmo tempo, o Ministro Reznikov disse que a Ucrânia e a Turquia continuarão trabalhando para construir uma fábrica conjunta TB2 Bayraktar na Ucrânia, visando fabricar sob licença o UCAV. Um acordo já foi assinado antes da invasão russa. Reznikov acrescentou que espera receber um novo lote de Bayraktar em meados de julho. Não se sabe quantos UCAV TB2 a Ucrânia recebeu antes do início da guerra, ou quantos foram perdidos depois da invasão.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS