Índia propõem fabricar o HAL Tejas no Egito. Prospectando a abertura de novos mercados no Oriente Médio e norte da África, a fabricante de aeronaves indiana HAL (Hindustan Aeronautics Limited) está propondo a abertura de uma unidade de produção de caças leves e helicópteros no Egito. Em breve, uma delegação liderada pelo Comandante da Força Aérea Egípcia (EAF) deverá visitar a Índia, para uma série de reuniões de alto nível envolvendo o assunto.
Atualmente, uma delegação com três Sukhoi Su-30MKI, dois Boeing C-17 e 57 militares da Força Aérea Indiana (IAF) estão no Cairo, participando de um programa de treinamento de liderança tática na escola da EAF que ocorre entre 24 de junho e 24 de julho.
De acordo com fontes do Eurasian Times, o Egito precisa de cerca de 70 jatos leves de combate. Atualmente a EAF opera uma frota mista de aeronaves de origem americana, francesa e russa e está interessada em estabelecer instalações de fabricação de novas aeronaves no país, inclusive com a transferência de tecnologia.
“Para atender as necessidades de aeronaves asas fixas e rotativas, a Índia se oferece para estabelecer instalações de produção conjuntas. Há uma demanda significativa por esse tipo de aeronave na região e o Egito poderá ser uma boa base”, disseram as fontes.
Além do HAL Tejas Light Combat Aircraft (LCA) Mk1A, o fabricante indiano está propondo a instalação de uma linha de produção de helicópteros Advanced Light Helicopter (ALH) e Light Combat Helicopter (LCH).
O valor unitário do LCA Tejas é de cerca de US$ 42 milhões, possibilitado pelo pedido do governo indiano de 83 caças da versão MK.1A, o que ajudou a baixar os valores dos aviões. Além disso, a HAL negocia com o governo da Malásia um pacote envolvendo o fornecimento de jatos Tejas, com suporte técnico e peças sobressalentes, com objetivo de substituir os antigos Su-30 malaios.
A oferta ao Egito é a mais recente de uma série de esforços da Índia, que está buscando agressivamente acordos de exportação para seu caça Tejas com países do Sudeste Asiático, Ásia Ocidental e Norte da África.
O Tejas é fruto do programa local Light Combat Aircraft (LCA) que possui inúmeras variantes propostas, desde o atual Tejas Mk.1, e as versões em desenvolvimento pela HAL, como o Tejas Trainer (biplce), Tejas Mk.1 Naval, Tejas Naval Trainer, além do Tejas Mk.2, uma versão de combate de médio porte.
O Light Combat Aircraft (LCA) Mk-1A versão de combate de 4+ projetada, desenvolvida e fabricada pela indústria indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL). A aeronave desenvolvida para atender os requisitos operacionais da IAF, está equipada com modernos sistemas como radar Active Eletronicically Scanned Array (AESA), capacidade para mísseis Beyond Visual Range (BVR), suite de Electronic Warfare (EW) e sistema para reabastecimento em voo.
A versão Mk-1A possui cerca de 50% de equipamentos produzidos na Índia, e este número deverá subir para 60% ao final do programa, demonstrando que a Índia está continuamente ampliando a sua capacidade de desenvolvimento de equipamentos na área de defesa.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO