• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Virgin Orbit Brasil recebeu a concessão para operar no CLA

30 de junho de 2022
Virgin Orbit Brasil recebeu a concessão para operar no CLA (Foto: Virgin Orbit).
Virgin Orbit Brasil recebeu a concessão para operar no CLA (Foto: Virgin Orbit).

Virgin Orbit Brasil recebeu a concessão para operar no CLA. A Virgin Orbit e a Agência Espacial Brasileira (AEB) anunciaram a concessão oficial da licença operacional da Virgin Orbit Brasil Ltda (VOBRA), empresa dedicada para a operação do LauncherOne no país. Com essa liberação, a VOBRA poderá atuar em lançamentos espaciais a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

A Virgin Orbit desenvolveu e opera o “LauncherOne”, um sistema de lançamento de pequenos satélites comerciais e governamentais. Produzidos em Long Beach, Califórnia, os foguetes do LauncherOne são lançados à partir de um Boeing 747-400 modificado pela empresa L3Harris, o que permite operações em qualquer lugar do mundo, atendendo às necessidades de cada cliente. Os foguetes do LauncherOne são totalmente reutilizáveis no primeiro estágio.

Em maio, noticiamos que a Virgin Orbit e a L3Harris Technologies assinaram um contrato para a conversão de outros dois Boeing 747-400 para suprir a demanda de lançamentos espaciais da empresa, que atualmente opera com uma única aeronave. A previsão é que a L3Harris entregue o primeiro 747 modificado em 2023.

Com isso, os lançamentos serão realizados a partir da base de Alcântara, no Maranhão, voando centenas de quilômetros até atingir o ponto ideal para o lançamento do foguete, diretamente acima do Equador, ou em outro local pré-determinado pelo comando da missão. Esta abordagem permite que Alcântara se torne um dos únicos “espaçoportos” continentais do mundo, com capacidade de atingir qualquer inclinação orbital.

Todo o equipamento necessário para as operações da Virgin Orbit é totalmente transportável, desde os veículos terrestres, até o foguete, o que significa que a equipe pode conduzir uma campanha de lançamentos sem a necessidade de qualquer construção adicional, além da base aérea e da pista de pouso e decolagem.

O Centro de Lançamento de Alcântara recebeu vários lançamentos de foguetes suborbitais, mas a instalação ainda não foi usada para chegar à órbita da Terra. Ao facilitar a introdução dessa capacidade há muito procurada para Alcântara, Virgin Orbit, AEB e a Força Aérea Brasileira (FAB) esperam criar uma nova competência significativa para a área.

Após o cumprimento de todas as formalidades exigidas pela FAB e a conclusão de todas as diretrizes do CLA, o LauncherOne poderia potencialmente realizar o primeiro lançamento doméstico de classe orbital para o Brasil já em 2023.

Fonte: Virgin Orbit

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login