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Flypast com AMX e Typhoon na Aeronáutica Militare Italiana

30 de junho de 2022
Flypast com AMX e Typhoon na Aeronáutica Militare Italiana (Foto: Daniele Mattiuzzo, via Scramble Magazine).
Flypast com AMX e Typhoon na Aeronáutica Militare Italiana (Foto: Daniele Mattiuzzo, via Scramble Magazine).

Flypast com AMX e Typhoon na Aeronáutica Militare Italiana. O 132° Gruppo (Esquadrão) da Aeronáutica Militare Italiana (AMI), realizou na segunda-feira (27/06) uma cerimônia para troca de comando, realizada na Base Aérea de Base Aérea de Istrana, região do Vêneto, norte do país. Como de costume, o evento contou com um “flypast” (sobrevoo) de algumas aeronaves da Unidade, neste caso uma esquadrilha mista com cinco Eurofighters EF-2000 Typhoon, e um “solitário” AMX ACOL.

Enquanto os números operacionais dos envelhecidos AMX estão diminuindo rapidamente na frota do 132° Gruppo, subordinado a 51° Stormo (Ala), os EF-2000 estão aumentando e, inclusive, tirando Alerta de Reação Rápida (QRA).

De acordo com Scramble Magazine, a esquadrilha mista do evento apresentou uma “surpresa”, com o primeiro EF-2000B biplace atribuído ao 132° Gruppo. O jato, matrícula MM55132/51-22 (c/n IT011 ), foi transferido na semana passada para a Base Aérea de Istranas, e ainda ostentava o código “4-35”, vinculado a Base Aérea de Grosseto, sede da 904° GEA/4° Stormo.

Assim como aconteceu na frota de AMX (A-1) da Força Aérea Brasileira, a AMI também modernizou os seus jatos. Em 2012 a Alenia Aermacchi (atual Leonardo) concluiu o programa de atualização de 52 AMX da AMI (42 monoplace e 10 biplace) para o padrão ACOL (Adeguamento delle Capacità Operative e Logistiche / Upgrade de Capacidade Operacional e Logística). O programa ACOL tinha como objetivo a integração de um sistema de navegação inercial / GPS (EGI-Embedded GPS / inercial) e de armamentos de precisão guiados por GPS. Além disso, nos 42 AMX monoplace foram otimizados os sistemas de identificação amigo/inimigo (IFF) e comunicação, além da instalação da capacidade de Óculos de Visão Noturna (NVG). A fim de suportar adequadamente as novas capacidades operacionais, o cockpit recebeu melhorias como um moderno display multifuncional colorido e um potente gerador de símbolos computadorizado (CSG).

@FFO

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