Torre de Controle do Aeroporto de Guarulhos passa por modernização. Com o intuito de manter o Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU/SBGR), em São Paulo, na vanguarda de operações e tecnologia aeronáutica, a Torre de Controle, administrada pela NAV Brasil, está passando por uma modernização em sua infraestrutura e equipamentos. Enquanto a revitalização acontece, o controle do tráfego aéreo no aeródromo passou a operar de uma torre temporária, localizada no topo do prédio administrativo do Terminal 2.
O processo de modernização já substituiu os quatro Sistemas de Pouso por Instrumento (ILS) e as Estações Meteorológicas de Superfície (EMS), além dos sistemas de controle de balizamento, e ainda serão instalados, um novo radar de solo e um sistema de redundância do balizamento de pista.
As ações estão sendo coordenadas entre a GRU Airport, concessionária do aeroporto, juntamente com os órgãos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a empresa pública NAV Brasil, responsável pela prestação dos serviços de navegação aérea no aeródromo de Guarulhos. Ao todo, mais de 100 profissionais foram envolvidos no projeto, com prazo estimado para conclusão em outubro de 2022.
Sobre a GRU Airport:
A GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, empresa do consórcio formado pela Invepar (Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A.) e ACSA (Airports Company South África), é o maior complexo aeroportuário da América do Sul e também a principal porta de entrada e saída de cargas do Brasil.
Sobre a NAV Brasil:
A NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea S/A é uma empresa pública brasileira provedora de serviços de navegação aérea, que possui 44 órgãos prestadores de serviços de navegação aérea denominados Dependências NAV Brasil (DNBs), distribuídos por todo o país. A empresa foi constituída a partir da cisão parcial da Infraero, no dia 30 de junho de 2021, com versão à nova sociedade dos elementos ativos e passivos relacionados com a prestação de serviços de navegação aérea, incluídos os empregados e os acervos técnico, bibliográfico e documental.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO