Iraque finalmente colocando em operação os KAI T-50IQ Golden Eagle. A Força Aérea do Iraque (IQAF) realizou um evento na Base Aérea Mártir Muhammad Alaa, em Bagdá, para apresentar o primeiro jato KAI T-50IQ Golden Eagle revisado pelo contrato de manutenção e suporte assinado com o fabricante sul-coreano. A cerimônia foi realizada em 22 de junho, com a presença do Comandante-em-Chefe das Forças Armadas, Tenente-General Abdul Amir Rashid Yarala, representantes da Coreia do Sul, entre outros convidados.
Um vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa mostra o T-50IQ iraquiano, matrícula IQAF5016, realizando uma corrida sobre a pista, e apenas tirando o trem de pouso dianteiro do solo. Não há confirmação de que o jato realmente decolou durante o evento.
Em 2013 o governo do Iraque adquiriu 24 jatos de treinamento e ataque leve T-50 Golden Eagle, produzido pela Korea Aerospace Industries (KAI), com as entregas concluídas entre em 2017. As aeronaves foram negociadas através do programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) do governo dos EUA.
Desde sua chegada em território iraquiano, os jatos sul-coreano pouco (ou nada) voaram, devido a falta de um contrato de manutenção e suporte. Grande parte da frota de T-50IQ foi estocada na Base Aérea Martyr Mohammad Alaa, contígua ao Aeroporto Internacional de Bagdá, enquanto um pequeno número foi armazenado em um hangar na Base Aérea de Basrah al-Shaibah, em Basrah.
Em novembro de 2021, foi anunciada a assinatura de um contrato de três anos entre a KAI e a IQAF, no valor de US$ 360 milhões, envolvendo um programa de suporte logístico (CLS) e treinamento de tripulantes e técnicos. Colocar os T-50IQ em operação melhorará significativamente as capacidades de combate da IQAF contra os terroristas do Estado Islâmico (ISIS), que ainda ameaçam a segurança do país.
Relatórios trimestrais do Gabinete do Inspetor Geral (OIG) do Departamento de Defesa dos EUA sobre a Operação Inherent Resolve, que combate o ISIS, fornecem informações atualizadas sobre a frota da IQAF.
A maioria das missões de ataque aéreo contra alvos terroristas no norte e oeste do país, a IQAF utiliza seus F-16 Bloco 52. De acordo com Forbes, essas missões são apoiadas por uma “modesta frota” de 12 jatos tchecos L-159 (10 L-159A monoplaces e dois L-159B biplaces), além de uma dúzia de jatos de ataque russos Sukhoi Su-25 Frogfoot.
O relatório do OIG do período de 1º de julho e 30 de setembro de 2021, informou que os L-159 e Su-25 realizaram apenas missões de treinamento. No caso dos L-159 o motivo foi “problemas no contrato de manutenção e pendência na instalação de pods designadores de alvos”. Os Su-25 foi “apenas falta de confiança na precisão”, pois os Frogfoot usam apenas foguetes e bombas não guiadas.
Depois de cinco anos, os L-159 voltaram ao combate no último trimestre de 2021, mas utilizando apenas bombas Mk.82 de 500 libras não guiadas, uma vez que ainda não tinham esses pods de designação a laser. “O uso dos L-159 iraquianos, em combinação com os F-16 do Iraque, é um multiplicador de força e ajuda a gerenciar as taxas de utilização do F-16 e as horas de voo das aeronaves”, observou o relatório do OIG.
O KAI T-50IQ carrega menos mísseis e bombas que os F-16, mas inclui as bombas Mk.82 com kits JDAM (Joint Direct Attack Munition), que através do sistema embarcado, pode direcionar as munições para os alvos com grande precisão.
Com o suporte da KAI, os Golden Eagle ajudarão a aliviar a demanda sobre os 34 F-16 do Iraque, que tem um número significativo fora de serviço por questões relacionadas à manutenção. Os jatos sul-coreanos poderiam ajudar no treinamento de futuros pilotos de caça iraquianos, reduzindo o desgaste das células dos desgastados F-16, prolongando assim a vida útil para uso em combate.
O KAI T-50 Golden Eagle é uma família de aeronaves supersônicas leves de combate e treinamento desenvolvidas pela Korea Aerospace Industries (KAI) em colaboração com a Lockheed Martin. O desenvolvimento começou no final da década de 1990 e seu voo inaugural ocorreu em 2002. A aeronave entrou em serviço ativo na Força Aérea da República da Coreia (RoKAF) em 2005.
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