Thales celebra entrega do milésimo Radar de Vigilância de Tráfego Aéreo no mundo para operação no Brasil. O grupo multinacional francês Thales, através da sua subsidiária brasileira Omnisys, recentemente celebrou a entrega do milésimo radar de vigilância de tráfego aéreo no mundo. O equipamento composto pelos radares Primário LP23SST NG e Secundário RSM970S, foi instalado no Destacamento do Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Brasil (DECEA), da Força Aérea Brasileira (FAB), no Aeródromo de Forte da Beira (SWPB), em Costa Marques (RO).
“Essa é mais uma aquisição que demonstra a preocupação da FAB em controlar os 22 milhões de quilômetros quadrados do nosso espaço aéreo bem como defender nossas fronteiras”, disse o Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, Diretor-Geral do DECEA.
Os sistemas de vigilância são os “olhos” dos Operadores de Controle de Tráfego Aéreo (ATCO), que devem estar cientes da posição das aeronaves no seu espaço aéreo para oferecer um Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM) eficiente.
Para isso devem contar com uma ampla rede de radares em terra que permite tal coordenação para que a segurança do tráfego aéreo, incluindo também a capacidade de detecção de aeronaves não cooperativas, desempenhando um papel importante na vigilância aérea.
Desde a década de 1970, quando a Thales entregou os primeiros radares, o seu portfólio contribui para a segurança aérea com uma gama completa de equipamentos de vigilância do espaço aéreo e controle de áreas terminais de aeroportos civis e militares.
A amplitude dessa cobertura compreende radares primários de aproximação, como o STAR NG e radares primários de controle de rota, como o LP23SST NG, que detectam aeronaves não cooperativas, sem transponders ou com problemas nesses equipamentos.
A elevada capacidade de detecção desses radares, com alcances da ordem de 460 km, permite que os mesmos operem em ambientes hostis e com elevados níveis de interferência de solo, em condições meteorológicas adversas e em cenários complexos como, por exemplo, nas proximidades de campos eólicos.
“Com mais de 130 radares de vigilância aérea instalados no Brasil, e um relacionamento de 20 anos entre a Omnisys (subsidiária da Thales no Brasil) e o DECEA, estamos orgulhosos de compartilhar o marco mil radares desse tipo no Brasil”, afirma Lionel de Castellane, Vice-Presidente para o segmento de radares civis da Thales.
O portfólio da Thales também inclui radares de vigilância aérea secundária como o renomado RSM970S e sua mais recente versão, o RSM970S NG (para controle de aproximação e de rota) capaz de detectar e identificar aeronaves cooperativas da aviação civil e militar.
Na vanguarda das novas tecnologias, investindo em P&D e capitalizando em 50 anos de experiência em ATC, a Thales introduziu muitas inovações de ponta em segurança do espaço aéreo para acompanhar a evolução das necessidades operacionais nos segmentos civil e militar, além de garantir o cumprimento das mais recentes regulamentações de segurança de voo de forma a proporcionar uma vigilância segura e precisa tanto nas operações de aproximação quanto em controle de rota.
As atualizações e inovações incluem uma família de radares com maior desempenho, especialmente para precisão e detecção; desenvolvimento de novas características, como medidas de proteção eletrônica, 3D, detecção de aeronaves de velocidade zero (como helicópteros), aeronaves de alta velocidade/alta manobrabilidade (como caças) ou fusão do modo S tradicional com a detecção ADS-B, para melhorar o desempenho do sistema, além de uma estação radar sustentável alimentada com energia solar.
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