• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Luftwaffe recebe o 1º A321LR convertido pela Lufthansa Technik

25 de junho de 2022
Luftwaffe recebe o 1º A321LR convertido pela Lufthansa Technik (Foto: Lufthansa Technik).
Luftwaffe recebe o 1º A321LR convertido pela Lufthansa Technik (Foto: Lufthansa Technik).

Luftwaffe recebe o 1º A321LR convertido pela Lufthansa Technik. A Lufthansa Technik entregou em uma cerimônia na ILA Airshow 2022 em Berlim no dia 23 de junho o primeiro de dois Airbus A321LR destinado à missão de transporte de tropas para a Luftwaffe. Os novos aviões devem desempenhar várias funções nas forças armadas da Alemanha, desde o transporte de tropas pelo Atlântico até voos de evacuação médica.

Luftwaffe recebe o 1º A321LR convertido pela Lufthansa Technik. A321LR 15+10 na ILA 2022 em Berlim (Foto: Lufthansa Technik).
Luftwaffe recebe o 1º A321LR convertido pela Lufthansa Technik. A321LR 15+10 na ILA 2022 em Berlim (Foto: Lufthansa Technik).

O A321LR (A321-200NX) matrícula 15+10 (c/n 10613) será operado pela Flugbereitschaft des Bundesministeriums der Verteidigung (FBS BMVg) em Köln-Bonn. Um segundo A321LR, 15+11 (10528) deve ser entregue em breve. Eles fazem parte de uma frota prevista de até 12 A321LR.

O segundo A321LR 15+11 deverá ser entregue em breve (Foto: Lufthansa Technik).
O segundo A321LR 15+11 deverá ser entregue em breve (Foto: Lufthansa Technik).

A aquisição desses dois primeiros A321LRs foi anunciada em julho de 2020. Originalmente, a dupla estava destinada a voar para a Lufthansa, mas a companhia aérea decidiu adiar o pedido devido à pandemia. O trabalho de conversão foi realizado em sete meses sendo feito na Lufthansa Technik em Hanover — Alemanha. Além desses A321LR, o FBS BMVg também opera três A319, um A321-200, dois A340-300, um A350-900, três Global 5000s, três Global 6000s e três AS532U2.

Ao todo devem ser 12 A321LR na Luftwaffe (Foto: Lufthansa Technik).
Ao todo devem ser 12 A321LR na Luftwaffe (Foto: Lufthansa Technik).

Em uma configuração de passageiros, o A321 da Luftwaffe pode transportar até 136 pessoas. Ele também poderá ser usado como uma aeronave de MEDVAC. A Lufthansa Technik desenvolveu unidades especiais de transporte de passageiros de nova geração (New Generation Passenger Transport Units — PTE NGs). Com essas unidades instaladas na aeronave, ela poderá transportar seis pacientes de terapia intensiva ou até doze pacientes moderados feridos/doentes. Os A321 só entrarão no serviço ativo em meados de 2023 após obter a Certificação de Tipo Suplementar (STC) necessária para voos civis, militares e de MEDVAC.

O segundo A321LR 15+11 deverá ser entregue em breve (Foto: Lufthansa Technik).
O segundo A321LR 15+11 deverá ser entregue em breve (Foto: Lufthansa Technik).

Em um comunicado sobre o projeto, o COO da LH Technik, Soeren Stark, disse:

“A entrega do primeiro A321LR à Força Aérea Alemã é mais um marco para nós no que se tornou uma parceria de sucesso ao longo de décadas. Estou ainda mais satisfeito por conseguirmos mais uma vez atender às altas demandas de nosso cliente. A cabine precisamente adaptada às necessidades da Força Aérea Alemã, nossa equipe mais uma vez estabeleceu padrões. Por isso, meus sinceros agradecimentos a todos os envolvidos”.

Entrega do primeiro A321LR (da esquerda para a direita): Ingo Gerhartz, tenente-general e chefe da Força Aérea Alemã, Gabriele Korb, presidente do Escritório Federal de Equipamentos, Tecnologia da Informação e Suporte em Serviço da Bundeswehr (BAAINBw), Soeren Stark, Diretor de Operações da Lufthansa Technik e Benedikt Zimmer, Secretário de Estado do Ministério da Defesa da Alemanha (BMVg).
Entrega do primeiro A321LR (da esquerda para a direita): Ingo Gerhartz, tenente-general e chefe da Força Aérea Alemã, Gabriele Korb, presidente do Escritório Federal de Equipamentos, Tecnologia da Informação e Suporte em Serviço da Bundeswehr (BAAINBw), Soeren Stark, Diretor de Operações da Lufthansa Technik e Benedikt Zimmer, Secretário de Estado do Ministério da Defesa da Alemanha (BMVg). Foto: Lufthansa Technik.

Trabalhos de conversão foram feitos em Hanôver (Foto: Lufthansa Technik).
Trabalhos de conversão foram feitos em Hanôver (Foto: Lufthansa Technik).

Enquanto os aviões de transporte militar geralmente provocam imagens de assentos básicos em aviões de carga, o novo A321LR da Alemanha está muito longe disso. Descritos pelo chefe do ar alemão, o Tenente-General Ingo Gerhartz. “Para mim, o principal é que este Airbus A321 Long Range em sua pintura cinza envia um sinal claro para nossas tropas. Tropas e funcionários do governo agora estarão voando em um produto econômico muito confortável”.

Interior é configurado para 136 passageiros ou seis pacientes em terapia intensiva, ou até doze pacientes moderados feridos/doentes (Foto: Lufthansa Technik).
Interior é configurado para 136 passageiros ou seis pacientes em terapia intensiva, ou até doze pacientes moderados feridos/doentes (Foto: Lufthansa Technik).
Interior é configurado para 136 passageiros ou seis pacientes em terapia intensiva, ou até doze pacientes moderados feridos/doentes (Foto: Lufthansa Technik).
Interior é configurado para 136 passageiros ou seis pacientes em terapia intensiva, ou até doze pacientes moderados feridos/doentes (Foto: Lufthansa Technik).

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login