França: AAE dá Adieu aos Mirage 2000C. No 23 de junho, Armée de l’Air et de l’Espace (AAE) pos fim a história dos Dassault Mirage 2000C RDI, ao retirar ele serviço do Escadron de Chasse 2/5 “Île-de-France” da BA 115 em Orange. Após 33 anos ao serviço nas alas de caça francesas, o Mirage 2000C RDI passará o bastão para o Rafale F-3R.
A base de Orange foi palco onde o Mirage 2000C, consideração por muitos pilotos que o voaram um avião 2000C como o caça mais carismático da França, encerrou sua carreira nas asas do esquadrão operacional final no AAE. O EC 2/5 passa por um período de hibernação, esperando a chegada do Rafale em 2024. A
A cerimônia marcou o fim de uma era em Orange e no Armée de l’Air et de l’Espace e contou com a presença de autoridades e até da Patrouille Acrobatique de France — a Patrouille de France.
O Mirage 2000C entrou em serviço no AAE em 1983 e se tornou um símbolo da aviação de caça da França, e natural “delta” sucessor do Mirage III. O fim da carreira do Mirage 2000B/C no EC 2/5 “Ilê de France” aplicou um esquema comemorativo no Mirage 2000C 109/115-YH. O esquema de cores em preto e prata, com títulos de “Missão Cumprida” (Mission Accomplie) nos elevons da asas. Além deste, outro Mirage 2000C — o 120/115-KC com um esquema especial de 80 anos do Ilê de France (1941/2021), marcaram o fim da operação dos Mirage 2000B/C no AAE.
O EC 2/5 estava se preparando para se despedir do Mirage 2000C há algum tempo, como parte dos planos de reestruturação do AEE, e no ano passado reduziu suas atividades pela metade, voando cerca de 20 missões por uma frota deduzida de 11 Mirage 2000C e sete Mirage 2000B. A maior parte desse voo foi dedicada ao treinamento de mais pilotos, voltados ao Mirage 2000-5F, mais moderno e capaz, que permanece em serviço e também para o Mirage 2000D. Dos cerca de 20 pilotos designados para o EC 2/5 em seus últimos meses, 15 foram qualificados como instrutores.
Paralelamente às atividades de treinamento e unidade agressor, o “Ile de France” também realizaram missões de defesa aérea da França, mantendo um QRA sobre a capital francesa. A última surtida desse tipo, para defender o espaço aéreo do sudeste da França, ocorreu em 9 de junho. Para a missão de defesa aérea, o último Mirage 2000C do esquadrão estava armado apenas com um par de mísseis ar-ar de curto alcance Magic II da década de 1980 e os dois canhões internos de 30 mm do caça. O antigo míssil Super 530D guiado por radar foi aposentado em 2012.
Os primeiros Mirage 2000Cs de produção em série foram entregues à Força Aérea Francesa em 1983 e entraram em serviço operacional no ano seguinte. Ao todo, 124 Mirage 2000C e 30 Mirage 2000B foram entregues. Em seu auge, nove esquadrões diferentes operavam Mirage 2000C em três bases aéreas francesas.
O Mirage 2000C fez sua estreia em combate na Operação Escudo do Deserto e Tempestade no Deserto em 1990 – 91, registrando patrulhas aéreas de combate sobre a Arábia Saudita antes de voar em missões de escolta para pacotes de ataque e reconhecimento sobre o Kuwait e o sul do Iraque. As implantações de combate subsequentes levaram os Mirage 2000C de volta ao Golfo Pérsico em apoio à zona de exclusão aérea estabelecida sob a Operação Southern Watch antes que a crise nos Bálcãs visse os caças participarem da Operação Deny Flight. As missões de policiamento aéreo sobre a Bósnia-Herzegovina incluíram os Mirage 2000Cs lançando bombas não guiadas pela primeira vez com raiva, com suas patrulhas aéreas de combate. Em outras partes da Europa, Mirage 2000Cs foram enviados à Lituânia em três ocasiões distintas para conduzir a missão de policiamento aéreo do Báltico da OTAN na região.
Outras missões fora da França continental incluíram destacamentos na Guiana Francesa, onde os Mirage 2000C ajudaram a garantir uma zona de exclusão aérea ao redor do centro espacial local durante os lançamentos espaciais.
Sem as atualizações abrangentes encontradas no Mirage 2000-5F e com uma capacidade ofensiva muito mais limitada em comparação com o Mirage 2000D, o Mirage 2000C foi ficando cada vez mais obsoleto. Em simultâneo, a introdução gradual do Rafale, com suas próprias atualizações em espiral, significava que era hora de aposentar o Mirage 2000C. Os Mirage 2000B de dois lugares que voaram ao lado do Mirage 2000C com EC 2/5 serão mantidos em serviço, transferindo-se para a base do Mirage 2000D em Nancy, onde continuarão a converter tripulações nesses jatos e no Mirage 2000-5F.
Quanto aos Mirage 2000C, parece que a AAE não tem utilidade para eles, embora possam ser vendidos para um operador privado para treinamento dissimilar. Uma empreiteira francesa, a ARES , já adquiriu um lote de 12 Mirage 2000 do Qatar para treinamento de adversário para os militares franceses. Outra empresa francesa, a Procor, pegou uma dezenas de Mirage 2000C do Brasil para implementar ambições semelhantes.
Na quinta-feira, 9 de junho de 2022, dois Rafale C vieram de Mont-de-Marsan para Orange, a fim de assumir o QRA dos Mirage 2000C.
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