África do Sul tenta manter em operação seus antigos C-47 Turbo Dakota. No final de maio de 2022, a Corporação de Armamentos da África do Sul (ARMSCOR) emitiu uma licitação destinada à fornecedores de peças para suporte de manutenção da frota de bimotores C-47TP Turbo Dakota da Força Aérea Sul-Africana (SAAF).
Em serviço na SAAF desde 1943, os Dakotas realizam missões que vão desde o transporte de cargas e passageiros, suporte aos Parabats (Batalhões Paraquedistas), além de patrulha e vigilância marítima. A frota atual de nove C-47TP Turbo Dakota, designada no 35 Squadron, sediados na Base da Força Aérea de Ysterplaat, está fora de operação devido a pendências de manutenção.
Em 1994 foi realizada a conversão dos antigos motores à pistão para as turbinas atuais, sendo uma medida de curto prazo para que os Dakotas pudesse atuar em missões de patrulha marítimas, depois da aposentadoria dos Avro Shackleton (MPA). O fato de nenhuma plataforma substituta para patrulha e vigilância marítima ter sido adquirida, significa que os C-47TP ainda cumprem esse papel significativo até hoje.
As limitações na capacidade marítima da SAAF são ainda mais gritantes quando se leva em consideração que dos nove C-47TP oficialmente na frota do 35Sq, apenas cinco estariam disponíveis para uso, porém a frota operacional seria de apenas uma aeronave, que estaria fora de serviço em manutenção.
O orçamento para a manutenção da frota do C-47TP é o mais baixo de todos os tipos em serviço na SAAF. Devido à sua falta de sofisticação, essas aeronaves são geralmente consideradas baratas de manter. Os motores P&W PT6A AR são muito populares e estão em serviço em todo o mundo em grande número, com abundância de peças sobressalentes. Apesar de antigos, os aviônicos civis requerem substituição/atualização, mas ainda podem ser mantidos. À medida que a frota internacional de C-47 diminui, a oferta de peças de reposição progressivamente reduz.
Levando em conta a terrível situação financeira da SAAF, não há orçamento para aquisição de aeronaves – novas ou usadas – para cumprir as funções destinadas atualmente para os C-47TP. Portanto, não há outra opção se não manter a frota de Turbo Dakota em serviço pelo maior tempo possível.
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