Armada Peruana incorpora Beechcraft Turbo Mentor. A Aviação Naval da Armada do Peru incorporou recentemente um monomotor de treinamento primário Beechcraft T-34C-1 Turbo Mentor. A cerimônia de incorporação foi realizada em 16 de junho nas instalações da Base Aérea Naval de Callao, próxima da capital Lima, com a presença do Comandante da Armada, Almirante Alberto Alcará Luna, e autoridades.
A aeronave de treinamento recebeu a matrícula ABI-517 (c/n GM-56), e foi comprada de segunda-mão no mercado internacional, da empresa norte-americana Global Business Logistics (matrícula civil N94GR). A aquisição foi realizada através do Projeto de Investimento Público (PIP ) denominado Recuperação do serviço de treinamento para controle, vigilância e defesa do território nacional.
Fabricado em 1978, o “novo” Turbo Mentor da Armada Peruana iniciou sua vida na Força Aérea da Indonésia (matrícula LD-3408), sendo desativada em 2018, após 40 anos de serviço. Agora o monomotor será designado para a Escola de Aviação Naval , localizada na cidade de San Juan de Marcona, na região de Ica, onde irá compor a frota do Esquadrão Aéreo Naval Nº 31, que atualmente possui outros dois T-34C-1 (ABI-510 e ABI-513).
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO