• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

O adeus ao Brigadeiro Marion

13 de junho de 2022
O adeus ao Brigadeiro Marion. Brigadeiro do Ar Marion De Oliveira Peixoto (Foto: Sgt Raposo).
O adeus ao Brigadeiro Marion. Brigadeiro do Ar Marion De Oliveira Peixoto (Foto: Sgt Raposo).

O adeus ao Brigadeiro Marion. Faleceu no dia 10 de junho de 2022, o Brigadeiro do Ar Marion De Oliveira Peixoto, um dos mais importantes oficias da sua geração e ícone da era Curtiss P-40 no Brasil, em espacial, no 1º/14º GAV — Esquadrão Pampa da Força Aérea Brasileira (FAB). Ele estava internado no Hospital da Força Área do Galeão (HFAG). O velório do Brigadeiro Marion ocorreu às 14 horas do dia 11 de junho, na Capela 1 do Cemitério São João Batista no Rio de Janeiro/RJ, com o sepultamento ocorrendo às 16 horas.

Piloto de Custiss P-40, Marion era considerado o Decano do Esquadrão Pampa, ao qual serviu nos “tempos de P-40” entre 1946 e 1953, mas também por ser um dos maiores incentivadores da preservação da história da unidade, em especial do que diz respeito a operação dos P-40. Tanto que é auto do livro “Os primeiros anos de 1º/14º Grupo de Aviação” de 1997, editado pelo INCAER (Instituro Histórico e Cultural da Aeronáutica). Obra imprescindível para qualquer entusiasta de aviação.

Os Primeiros anos do 1º/14º Grupo de Aviação — Marion de Oliveira Peixoto (foto: Leandro Casella).
Os Primeiros anos do 1º/14º Grupo de Aviação — Marion de Oliveira Peixoto (foto: Leandro Casella).

O Brigadeiro Marion de Oliveira Peixoto era natural de Cruz Alta/RS, onde nasceu a 6 de junho de 1924, tendo completado recentemente 98 anos. Ingressou na Aeronáutica em 2 de abril de 1941, para cursar a Escola de Aeronáutica do Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro/RJ, onde se formou em 18 de dezembro de 1945. No ano seguinte, foi transferido para Canoas, para servir na Aviação de Caça, onde foi voar os lendários P-40E/K/M/N do 3º Grupo de Caça (3° GpCa). Em 1947 foi testemunha da criação do 1°/14° GAV, fruto da fusão do 3° e do 4° GpCa. Vivenciou os primeiros anos do “14”, desde os tempos da “fazendinha” situada no fundo da atual Base Aérea de Canoas (em frente a torre), até a transferência para as atuais instalações em março de 1950. Voou 770 horas de P-40 em Canoas até 1953, quando foi transferido para o 1° GAVCA para voar os Gloster F-8/TF-7 Meteor, tendo efetuado estágio para conversão operacional na Inglaterra. Voou 938 horas de Gloster até 1961 no 1º Grupo de Caça.

Nos tempos de P-40 em Canoas. À direita o Tenente Aviador Niel Vaz Correira e à esquerda o Tenente Aviador Marion (Foto: Arquivo Brig Marion).
Nos tempos de P-40 em Canoas. À direita o Tenente Aviador Niel Vaz Correira e à esquerda o Tenente Aviador Marion (Foto: Arquivo Brig. Marion).

Ocupou diversos cargos importantes dentro da FAB. Foi comandante do Grupo de Transporte Especial (GTE); chefe do Estado Maior do Comando Geral de Apoio (COMGAP) e Diretor do Parque de Material de Aeronáutica dos Afonsos (PAMA-AF). Como Oficial General cumpriu o programa reduzido de instruçao do 1º Grupo de Caça no F-5B/E. Voou 64 horas de F-5 sendo seu último voo no FAB 4842 em 2 de abril de 1980, pouco antes de ir para a reserva, tendo voado 1772 horas de caça (P-40/TF-7/F-8/F-5B/F-5E) e um total de 8.803 horas no total.

Era remanescente da primeira geração de pilotos do “Esquadrão Pampa”, sendo até então o piloto do 14º GAV mais antigo. Um sentido, mas vibrante ADELPHI para ele!

À Caça! Pampa!

Em recente post a FAB parabenizou o Decano Pampa pelos seus 88 anos (Foto: FAB).
Em recente post a FAB parabenizou o Decano Pampa pelos seus 88 anos (Foto: FAB).

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login