USAF irá atualizar os aviônicos dos C-5M. Funcionários do Air Force Life Cycle Management Center da USAF, sediado na Base Aérea de Robins, Geórgia, solicitaram a Lockheed Martin Aeronautics em Fort Worth, Texas, que construa um protótipo de hardware e software para substituir a unidade de exibição de aviônicos multifuncional atual do C-5M Super Galaxy. O projeto de US$ 90,2 milhões entra na fase de implementação, após a avaliação feita em 2021. Ao todo 52 C-5M Super Galaxy serão modernizados.
O pedido faz parte de um esforço geral da USAF chamado programa Replacement Multifunctional Controls and Displays (RMCD) visando adaptar as interfaces existentes com o backplane de aviônicos C-5M, para evitar qualquer desenvolvimento que levaria a um redesenho de todo o conjunto de aviônicos. Essa abordagem do projeto visa reduzir o risco de aterrar a frota de C-5M enquanto aguardam a entrega de componentes aviônicos de missão crítica para melhorar a disponibilidade geral da aeronave.
A Lockheed Martin fornecerá serviços técnicos e de engenharia para produzir uma arquitetura de hardware e software que levará o projeto de atualização das telas de interface da aviônica. O C-5 é maior que um Boeing 747 e é uma das maiores aeronaves de transporte militar do mundo. A aeronave, que está na frota de transporte da Força Aérea desde 1970. O antecessor da Lockheed Martin, a Lockheed Corp., é o projetista original do avião de transporte C-5A. A Lockheed e a Martin Marietta se fundiram em 1995 para formar a Lockheed Martin.
A aeronave foi projetada para realizar transporte aéreo estratégico, evacuação aeromédica de emergência, transporte de equipamentos, cargas e até helicópteros em um total de até 125 toneladas. Ele pode transportar dois tanques M1 Abrams; ou um tanque Abrams mais dois veículos de combate M2 Bradley; ou 10 veículos blindados leves; ou seis helicópteros de ataque Apache AH-64 ou ainda 36 paletes de carga padrão. O convés inferior da aeronave também pode acomodar 270 soldados.
Desde 2002, o C-5M passou por uma série importante de atualizações, incluindo o Programa de Modernização de Aviônicos para instalar um computador de missão, um cockpit com aviônicos digitais, incluindo piloto automático, aceleradores automáticos, novos componentes de comunicação, navegação e de gerenciamento de tráfego aéreo. A aeronave também recebeu novos motores.
O novo monitor e processadores gráficos substituirão o monitor multifuncional atual do C-5M por meio de interfaces para o sistema de processamento de missão existente, ao mesmo tempo em que serão preparados para receber futuras atualizações de interface. A Lockheed Martin também atualizará os programas operacionais de voo e o sistema de diagnóstico do avião usando uma interface Ethernet. A cablagem da aeronave também será atualizada. Neste contrato, a Lockheed Martin efetuará todo o trabalho em Fort Worth, Texas. Ele deve ser concluído em maio de 2025.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS