Índia compra mísseis ar-ar BVR Astra MK-I para reduzir dependência estrangeira. O Ministério da Defesa da Índia concedeu na semana passada, um contrato de US$ 424,4 milhões à estatal Bharat Dynamics Limited, para fornecer mísseis ar-ar (AAM) de alcance além do visual (BVR) Astra MK-I. Esse negócio abre caminho para acabar com a dependência de similares estrangeiros, uma vez que os Astra são desenvolvidos localmente.
O contrato envolve a aquisição de aproximadamente 400 mísseis Astra MK-I e equipamentos associados, a serem entregues em quatro anos pela fabricante Bharat Dynamics, para uso nos Su-30MKI e HAL Tejas LCA da Força Aérea Indiana (IAF) e pelos MiG-29K da Marinha Indiana (IN).
Espera-se que os novos armamentos BVR reduzam a dependência do país dos mísseis russos R-77 , francês MICA e israelense Derby. “O projeto incorpora essencialmente o espírito de ‘Aatmanirbhar Bharat’ (‘Índia autossuficiente’) e ajudará a facilitar a jornada do país em direção à autossuficiência em mísseis ar-ar”, disse o Ministério da Defesa Indiano em comunicado.
O míssil BVR Astra MK-I é projetado e desenvolvido localmente pela Organização Estatal de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO), e passou por testes bem-sucedidos com caças Su-30MKI da IAF em diferentes configurações.
O Ministério da Defesa observou ainda que, o DRDO concluiu toda a transferência de tecnologia para a Bharat Dynamics, que já está produzindo os mísseis em suas instalações em Bhanur, no sul do país.
Segundo o site da DRDO , a arma Astra “foi projetada para engajar e destruir aeronaves supersônicas de alta manobrabilidade” e pode operar em qualquer clima, dia ou noite.
O AAM Astra MK-I é um míssil de combustível sólido de estágio único, com 3,8 metros de comprimento e cerca de 160 quilos de peso. Ele carrega várias ogivas convencionais que pesam um total de 15 quilos, e tem um raio de ação aproximado de 100 quilômetros. Seu sistema de orientação final foi desenvolvido localmente, e é baseado em tecnologia de radiofrequência.
Em uma entrevista ao site Defense News, um oficial da IAF, falando sob anonimato, afirmou que o Astra MK-1 é muito pesado e seu alcance operacional está em cerca de 60 quilômetros. A Força Aérea Indiana quer que o fabricante reduza o peso do míssil em cerca de 50 quilos, acrescentou o Oficial.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO