Dassault prevê uma década de atraso para o FCAS/SCAF. A Dassault, um dos três principais parceiros industriais do projeto Future Combat Air System (FCAS)/Système de Combat Aérien Futur (SCAF) que incluir a Airbus e a Indra, disse que atrasos contínuos nos termos de acordo resultarão em um adiamento da entrada em serviço do New Generation Fighter (NGF) por pelo menos uma década.
De acordo com o cronograma atual, o primeiro voo do demonstrador NGF estava programado para 2027, com o projeto final sendo congelado em 2030. Se tudo tivesse ocorrido dentro do cronograma, a data de entrada serviço proposta era 2040. Falando à mídia francesa, no entanto, o CEO da Dassault, Éric Trappier, disse que a data de serviço atualmente planejada não é mais sustentável, sendo 2050 uma data mais realista.
“2040 já está perdido porque ainda não começamos”, disse Trappier ao canal de notícias BFM TV em 6 de junho, acrescentando: “Então, ficamos para a década de 2050”. A declaração veio três meses depois de o CEO da Dassault anunciar em 4 de março que o trabalho de desenvolvimento do NGF do FCAS havia sido efetivamente interrompido, com Dassault, Airbus e Indra incapazes de concordar com os termos de compartilhamento de trabalho da Fase 1B. O impasse poderá pôr em risco o projeto, uma vez que poderá literalmente perder o time to marketing.
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