Mali recebe seu segundo Airbus C295. No dia 31 de maio a Força Aérea da República do Mali (Force Aérienne de la Republique du Mali) recebeu seu segundo Airbus C295M. A aeronave matriculada TZ-12T (c/n 171) chegou a noite à Base Aérea 101, anexa ao Aeroporto Internacional de Bamako Senou. A aeronave foi entregue a partir da fábrica da Airbus em Sevilha na Espanha, após uma escala no Marrocos.
A chegada da aeronave vai aumentar muito as capacidades das Forças Militares do Mali. O C295 pode ser configurado para transporte de passageiros, paraquedista ou para transporte aeromédico.
Mali encomendou o segundo C295 em dezembro de 2020 para complementar a primeira aeronave (TZ-11T c/n 159) que chegou em dezembro de 2016. A segunda aeronave, comprada diretamente da Airbus, deveria chegar em junho de 2021, mas foi adiada (leia-se retido) devido às sanções impostas pelos Estado Unidos em resposta a alegações do exército maliano recrutar crianças-soldados, algo que o governo do Mali negou.
Em agosto e setembro de 2021, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional do Mali, Abdoulaye Diop, visitou os Estados Unidos para tentar resolver o impasse. Isso parece ter valido a pena, pois a aeronave foi finalmente liberada.
@CAS
Após adquirir dois C295 MPA em dezembro de 2019, a Irlanda fechou no final de 2022 um novo contrato com a Airbus para a compra de um C295 ao custo de cerca de € 50 milhões (US$ 53 milhões). A aeronave será usada para transportar tropas e veículos em missões…
Em "Notícias"
A Airbus recentemente apresentou a nova aeronave do Instituto Nacional de Tecnologias Aeroespaciais da Espanha (INTA). O bimotor C295 (c/n 193) será equipado para missões de pesquisas aéreas de meio ambiente e atmosféricas.
Em "Notícias"
O Gabão estaria perto de assinar um contrato com a Airbus para a aquisição de um bimotor de transporte C295M. Para isso, o presidente Ali Bongo Ondimba deu luz verde para o governo captar um empréstimo no exterior, com o objetivo de adquirir o avião multimissão para a Força Aérea…
Em "Notícias"