Holanda anuncia o maior investimento em defesa desde a Guerra Fria. A Ministra da Defesa holandesa, Kajsa Ollongren, anunciou na quarta-feira (01/06), um expressivo aumento no orçamento da sua pasta, que receberá €5 bilhões por ano, a partir de 2026. A ministra afirmou que esse aumento é necessário diante as ameaças globais, citando a guerra da Ucrânia como um exemplo que deve ser levado à sério.
“É o nosso maior investimento [ em defesa ] desde a Guerra Fria, para proteger a liberdade, segurança e prosperidade”, disse Ollongren, lembrando que muitos aliados também planejam aumentar os seus orçamentos de defesa. “A Defesa deve estar presente quando necessária para defender os interesses de segurança holandeses e europeus. Isso requer investimentos fortes nas Forças Armadas, com membros treinados e equipamentos. Não se trata apenas de recuperar os enormes atrasos, mas também de modernizar, renovar e fortalecer de forma direcionada”, acrescentou.
Especialmente para o setor da Força Aérea Real da Holanda (KLu – Koninklijke Luchtmacht), o orçamento da Defesa apresenta as seguintes mudanças e investimentos:
Além desses investimentos na KLu, o Ministério da Defesa deverá adquirir novos mísseis de longo alcance para equipar as fragatas e submarinos da Marinha. Além disso, será investido no treinamento dos profissionais, além de melhorias nas condições de trabalho para recrutar novos militares e manter os atuais.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO