• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

FAB conclui substituição do ILS do Aeroporto de Fortaleza

2 de junho de 2022
FAB conclui substituição do ILS do Aeroporto de Fortaleza (Fotos: FAB).
FAB conclui substituição do ILS do Aeroporto de Fortaleza (Fotos: FAB).

FAB conclui substituição do ILS do Aeroporto de Fortaleza. A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), da Força Aérea Brasileira (FAB), concluiu em 20/05, a substituição do Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS – Instrument Landing System) do Aeroporto Internacional Pinto Martins, de Fortaleza (CE).

O ILS fornece a orientação precisa ao avião durante a fase de aproximação final para pouso, principalmente em condições meteorológicas adversas. O Sistema é baseado na transmissão de sinais eletromagnéticos para os instrumentos das aeronaves, basicamente o “Localizer”, que indica o alinhamento (eixo) da pista, e o “Glide Slope”, que indica o ângulo de descida (rampa) até o ponto de toque no pouso.

Além do ILS, foi substituído o Equipamento Medidor de Distância (DME – Distance Measuring Equipment), que permite a substituição dos Marcadores Externo (OM) e Médio (MM), equipamentos componentes do Sistema, e que ficavam instalados fora do sítio aeroportuário, distantes e sujeitos a vandalismo. A sua substituição elimina problemas de segurança e dificuldades para manutenção.

O equipamento foi substituído por um mais moderno e atualizado (Fotos: FAB).
O equipamento foi substituído por um mais moderno e atualizado (Fotos: FAB).

O ILS de Fortaleza foi substituído em função da obsolescência do equipamento e pela necessidade de reposicionamento do Glide Slope devido ao aumento da pista de pouso, realizado pela concessionária do aeroporto, em um detalhado planejamento que incluiu a avaliação do histórico de meteorologia local, de forma a não impactar as operações do aeródromo.

Participaram do processo de substituição o Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), que faz o levantamento das coordenadas geográficas necessárias, o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), que faz a aferição e homologação dos equipamentos e auxílios à navegação e pouso com análise e aprovação dos procedimentos operacionais, todos sob a coordenação técnico-administrativa da CISCEA, que faz todo o gerenciamento do projeto.

A homologação dos equipamentos foi feita com sucesso pelo GEIV, e a previsão é de que no início de junho o sistema seja liberado para operação pelo Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Fonte: FAB

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login