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Vídeo: há uma década um C-17 da USAF pousou no aeroporto errado

4 de junho de 2022
Vídeo: C-17 da USAF pousa em aeroporto errado na Flórida (Fonte: The Webb Works).
Vídeo: há uma década um C-17 da USAF pousou no aeroporto errado (Fonte: The Webb Works).

Vídeo: há uma década um C-17 da USAF pousou no aeroporto errado. Em 20 julho de 2012, a tripulação de um Boeing C-17 Globemaster III da USAF pousou por engano no pequeno aeroporto executivo Peter O’Knight (TPF/KTPF), situado ao sul do centro da cidade nas Ilhas Davis, em Tampa, na Flórida. O voo originado em Roma, na Itália, tinha como destino a Base Aérea MacDill (MCF/KMCF), localizada cerca de 5 milhas náuticas (8 km) à frente.

Na ocasião, o C-17A, matrícula 08-8199, do Air Mobility Command (AMC), realizava a aproximação para a pista 23 (rumo magnético 226º), da Base Aérea de MacDill, que pelo perfil do procedimento, deveria passar sobre o Aeroporto Peter O’Knight, cuja pista tem a numeração 22 (222º).

O Aeroporto Peter O'Knight, fica cerca de 8 km a nordeste da Base Aérea MacDill (Fonte: Gloogle Maps).
O Aeroporto Peter O’Knight, fica cerca de 8 km a nordeste da Base Aérea MacDill (Fonte: Gloogle Maps).

Ambos aeroportos estão separados apenas pelas águas da Baía de Tampa, mas as suas pistas tem dimensões bem diferentes. A pista 23 de Mac Dill AFB – onde o C-17A deveria pousar – tem 3.480 metros de extensão, enquanto a pista 22 de Peter O’Knight – onde o jato pousou – tem míseros 1.092 metros.

Pelos dados obtidos na página da USAF, o C-17A pode pousar e decolar em pistas de até 1.064 metros. Claro que esta performance depende do peso da carga útil que a aeronave esteja transportando.

O pouso errado do C-17A chamou a atenção da mídia local (Fonte: Fox 13).

A operação inesperada do C-17A no pequeno aeroporto chamou a atenção da comunidade local. Apesar disso, o grande jato demonstrou toda a sua capacidade operacional ao pousar e decolar da pequena pista, cujo piso passou pela importante prova de resistência, suportando todo o peso do Globemaster III.

Seis meses após o incidente, a USAF tornou público o relatório da investigação que apontou falha humana, causada por fadiga e falta de disciplina dos pilotos. De acordo com o documento, apresentado pelo jornal Tampa Bay, “o piloto perdeu o sono por causa de um telefone deixado em um táxi”. O voo, originado na da Itália, levou 12 horas, e contou com reabastecimento em voo, o que aumentou o desgaste físico e mental dos tripulantes.

Decolagem do C-17A da pista de um quilômetro do Aeroporto de Peter O’Knight (Fonte: The Webb Works).

“Quando o C-17 se aproximou de Tampa, os pilotos confundiram o pequeno aeródromo com MacDill”, de acordo com o relato. O copiloto, e um terceiro membro da tripulação, visualizaram um aeroporto e pensaram – equivocadamente – que era Peter O. Knight, mas na verdade era o Aeroporto Executivo de Tampa. “Quando o verdadeiro Peter O. Knight foi visualizado, os tripulantes julgaram ser a Base de MacDill. Após o tocar na pista, o piloto precisou utilizar freio máximo, para conseguir parar o jato na pequena pista”.

O Globemaster III é espinha dorsal do transporte tático pesado global da USAF. Apesar das dimensões, o potente jato decolou sem problemas nos pouco mais de mil metros da pista do aeroporto executivo.

A decolagem do Globemaster III do pequeno aeroporto (Fonte: The Webb Works).

@FFO

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