Primeiro MC-55A Peregrine da Austrália visto em voo de testes. O primeiro MC-55A Peregrine da Força Aérea Real Australiana (RAAF) foi visto em voo de testes, no Aeroporto de em Savannah, na Geórgia (EUA), onde ficam as instalações da Gulfstream. O jato executivo altamente modificado, baseado no modelo civil Gulfstream G550, será a nova aeronave de inteligência, vigilância, reconhecimento e guerra eletrônica (ISR/EW) da Austrália.
O MC-55A visto em Savannah, matrícula civil N540GA (c/n 5540), pertence à USAF, de acordo com uma consulta ao site da Federal Aviation Administration (FAA). Isto porque a Austrália comprou as novas aeronaves através do Programa de Vendas Militares Estrangeiras dos EUA (FMS).
A imagem mostra o jato executivo altamente modificado externamente, e ainda sem a pintura final. Sob a fuselagem tem um grande compartimento tipo “canoa”, onde serão instalados sensores e antenas, e logo atrás antenas para coleta de inteligência eletrônica e de comunicações. Outro conjunto de antenas de comunicações por satélite sobre a fuselagem e na carenagem no topo do estabilizador vertical. O cone de cauda é modificado para acomodar sensores, e logo abaixo, possivelmente um pod eletro-óptico infravermelho (EO/IR).
Não se sabe ao certo quais capacidades o MC-55A terá, mas com base na sua designação e nas modificações na aeronave, é provável que execute alguma combinação de guerra eletrônica (EW), inteligência de sinais (SIGINT) e inteligência, missões de vigilância e reconhecimento (ISR). Especialistas acreditam que o jato também poderá ser utilizado como uma plataforma “relay” para retransmissão de dados e voz digital para uma rede que interligará aeronaves, navios e estações da RAAF em terra. Acredita-se que o MC-55A também terá a capacidade de executar ataques eletrônicos à grandes distâncias distantes, além de coletar dados de inteligência.
O Gulfstream G550 tem uma autonomia de voo de aproximadamente 15 horas, voando a uma velocidade média de 600 milhas por hora, em um teto de serviço de 51 mil pés. Isso deve permitir que seus sensores realizem comunicações, interceptação de inteligência de sinais, ataques eletrônicos e rastreamento, em um raio aproximado de 400 quilômetros.
Os MC-55A Peregrine terão uma capacidade de missão ímpar, porque reunirão altas capacidades de inteligência, relay e guerra eletrônica, em uma única plataforma. A miniaturização de componentes, os poderosos radares AESA, e os datalinks de alta velocidade por satélite, permitiram que esta poderosa aeronave se tornasse realidade.
Em março de 2019, o governo australiano anunciou a aquisição de quatro jatos MC-55A, ao valor aproximado de US $1,91 bilhão. Os Gulfstream G550 estão sendo convertidos em MC-55A Peregrine pela empresa americana L3 Technologies, com sede em Greeneville, Texas. A previsão é que a RAAF receba a primeira aeronave à partir de 2024.
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