• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

FAB viabiliza primeira aproximação por instrumentos em Parintins

28 de maio de 2022
FAB viabiliza primeira aproximação por instrumentos em Parintins (Fotos: FAB).
FAB viabiliza primeira aproximação por instrumentos em Parintins (Fotos: FAB).

FAB viabiliza primeira aproximação por instrumentos em Parintins. Em 19 de maio, ocorreu o primeiro pouso de uma aeronave no Aeroporto de Parintins (SWPI), a cerca de 370 km de Manaus (AM), utilizando uma aproximação RNP (Performance de Navegação Requerida, ou Required Navigation Performance). A pista de pouso do aeródromo é homologada apenas para operações sob Regras de Voo Visual (VFR), e toda a operação foi coordenada pelo Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV).

A operação só foi possível com os esforços do Departamento do Controle do Espaço Aéreo (DECEA) na viabilização de novas tecnologias por meio dos conceitos de Navegação Aérea Baseada em Performance (PBN) e da pioneira normatização da Elaboração de Procedimentos de Aproximação RNP, para atender pistas homologadas apenas para operações sob VFR.

Brigadeiro do Ar Raul Carlos Camara Borges e o Tenente-Coronel Aviador Alessandro Silva, na sala do ACC-AZ (Fotos: FAB).
Brigadeiro do Ar Raul Carlos Camara Borges e o Tenente-Coronel Aviador Alessandro Silva, na sala do ACC-AZ (Fotos: FAB).

O procedimento RNP é baseado nos equipamentos de navegação embarcados nas aeronaves, como o GNSS (Global Navigation Satelital System), visa proporcionar a transição do voo em rota para os fixos iniciais de aproximação, com trajetórias definidas e rampa de descida estabilizada na aproximação final. Desta forma, os pilotos voam com gradientes ótimos, o que garante segurança e regularidade nas operações aéreas.

Carta do procedimento RNP de Parintins (Fonte: AIS WEB).
Carta do procedimento RNP de Parintins (Fonte: AIS WEB).

O Comandante do CINDACTA IV, Brigadeiro do Ar Raul Carlos Camara Borges, e o Chefe da Divisão Operacional do CINDACTA IV, Tenente-Coronel Aviador Alessandro Silva, acompanharam o procedimento do Centro de Controle de Área Amazônico (ACC-AZ). Em Parintins, a ação foi coordenada pelo Chefe da Subdivisão de Operações Militares do CINDACTA IV, o Tenente-Coronel Controlador de Tráfego Aéreo Edivaldo Cardoso dos Santos.

O Embraer 195 da Azul (PR-AYR) no pátio de Parintins após realizar o primeiro procedimento RNP no aeródromo (Fotos: FAB).
O Embraer 195 da Azul (PR-AXR) no pátio de Parintins, após realizar o primeiro procedimento RNP no aeródromo (Fotos: FAB).

A seguir, registros dos trechos da comunicação via rádio entre o piloto do voo da Azul Linhas Aéreas Brasileiras (Azul 4468) e o controlador de tráfego aéreo do ACC-AZ, no momento do procedimento:

  • ACC-AZ: “Azul 4468, confirme se tem intenções de executar o procedimento para a pista 06 de Parintins”
  • Azul 4468: “Afirmo”.
  • ACC-AZ: “A Força Aérea Brasileira sente-se honrada em informar que a sua aeronave será a primeira a executar esse tipo de procedimento para pista homologada apenas para operação visual na Região Amazônica.”
  • Azul 4468: “Ciente.”
  • ACC-AZ: “Azul 4468, reporte iniciando o procedimento RNP para a pista 06 de Parintins.”

“Sinto-me extremamente honrado por ter sido o primeiro a realizar o procedimento, irretocável, diga-se de passagem. A Força Aérea Brasileira, mais uma vez, contribuindo bastante para a garantia da segurança das operações aéreas em Parintins”, disse o piloto Nilson Santos, comandante do Embraer 195 que realizou o voo Azul 4468.

Tenente-Coronel Controlador de Tráfego Aéreo Edivaldo Cardoso dos Santos e o Comandante da Azul Nilson Santos (Fotos: FAB).
Tenente-Coronel Controlador de Tráfego Aéreo Edivaldo Cardoso dos Santos e o Comandante da Azul Nilson Santos (Fotos: FAB).

Foi um marco, tanto para o aeroporto de Parintins quanto para o controle do espaço aéreo na Amazônia. “Esse procedimento utiliza a capacidade embarcada nas aeronaves para prover, a partir de sinais satelitais, nesse caso específico, sua posição tridimensional com a máxima precisão”, explicou o Tenente-Coronel Cardoso.

Fonte: FAB

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login