USAF inicia obras em Ellsworth AFB para receber os novos B-21 Raider. A USAF iniciou os trabalhos de adequação estrutural da Base Aérea de Ellsworth, na Dakota do Sul (EUA), visando o recebimento dos novos bombardeiros estratégicos B-21 Raider. Serão realizados mais de trinta projetos estruturais para deixar Ellsworth AFB apta à receber os novos vetores de ataque de longo alcance do Air Force Global Strike Command (AFGSC).
Serão quase 30 mil metros quadrados de hangares, pátios de estacionamento e manobras, instalações e estruturas que serão construídos ou passarão por adequações, no que a USAF chama de “Low Observable Restoration Facility” (LO). De acordo com o General Anthony Cotton, Comandante do AFGSC, Ellsworth AFB terá equipamentos e estrutura especializados para operar e sustentar os novos bombardeiros furtivos de próxima geração da USAF.
Falando na cerimônia de início das obras em Ellsworth AFB, realizada na quarta-feira (25), o Gen Cotton ressaltou que “em breve o B-21 formará a espinha dorsal da futura frota de bombardeiros da USAF. Somos o único Aliado do mundo livre que tem bombardeiros”, disse o General, ressaltando o significado global dos novos B-21 e da missão do AFGSC.
Com capacidades de carregar armamentos nucleares e convencionais, o bombadeiro de longo alcance B-21 “Raider” foi batizado em homenagem ao histórico “Doolittle Raider” da Segunda Guerra Mundial. A renovação de Ellsworth AFB ocorre justamente no ano que a Base comemora seus 80 anos, junto com o Doolittle Raid.
O Coronel Joseph Sheffield, Comandante da 28th Bomb Wing, enfatizou o grande dia para a comunidade local e para o país. “Estamos aqui porque, simplesmente, a nossa nação precisa de nós. É por isso que estamos aqui hoje. A nossa força de ataque global pronta e poderosa é fundamental para a dissuasão estratégica”, disse o Coronel Sheffield, se referindo ao aumento da violência impostos pela Rússia e as tensões com a China.
O Deputado americano Dusty Johnson chamou o B-21 de uma parte importante da história militar desta nação. “A China e a Rússia têm a capacidade de nos atacar em quase qualquer lugar do mundo, quase sempre que quiserem”, disse Johnson. “É importante que tenhamos dissuasão. É importante que tenhamos plataformas como o B-21 que possam projetar a força americana em todo o mundo a qualquer momento”.
O hangar LO do B-21 é uma instalação de última geração que será utilizado não apenas para a manutenção das aeronaves, mas também para o treinamento dos técnicos que manterão os revestimentos e as estruturas do B-21. O hangar terá duas posições para manutenção simultânea de dois Raiders.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO