Orçamento indonésio para 2022 excluiu os Rafales. O Ministério do Planejamento de Desenvolvimento Nacional da Indonésia não listou nos principais programas de compras de defesa, projetos prioritários aprovados em 2021 para empréstimos estrangeiros (PLN — Pinjaman Luar Negeri) no ano fiscal 2022. Entre os programas não listados está a compra dos 42 Dassault Rafale.
Nesta lista, sendo geralmente referida internamente como o ‘Livro Verde’, figuram os programas que serão encaminhados ao Ministério das Finanças da Indonésia, que decidirá então sobre o valor final dos empréstimos externos que podem ser obtidos para o ano fiscal, no caso 2022.
Documentos encaminhados em 24 de maio por fontes do governo, mostram que entre os programas incluídos no ‘Livro Verde’ estão as atualizações de meia-idade para as corvetas da classe Diponegoro e das fragatas da classe Bung Tomo da Marinha. Além desses também foram listadas atualizações para o primeiro lote de barcos rápidos da classe KCR-60M e dos barcos de patrulha rápida FPB-57, também da Marinha Indonésia.
O programa de aquisição para mais veículos aéreos não tripulados (UAVs) de média altitude e longa duração (MALE) para a Força Aérea da Indonésia (TNI-AU — Tentara Nasional Indonesia – Angkatan Udara) também está incluído no ‘Livro Verde’ de 2022. No geral, o número total de programas incluídos na lista de projetos prioritários que podem receber financiamento externo gira em US$ 2 bilhões.
Digno de registro não estão os programas para equipar a Força Aérea da Indonésia, como os 42 Dassault Aviation Rafales, e da Marinha, na forma das fragatas de mísseis guiados FREMM (French Frégate Multi-Mission) da Fincantieri. Os contratos para esses equipamentos foram assinados em 2021 e abrem uma pergunta se serão adiados, revistos ou cancelados.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS