MQ-8C Fire Scount operando pela 1ª vez na região Indo-Pacífico. A Marinha dos Estados Unidos (USN) realizou a segunda implantação operacional e a primeira na região do Indo-Pacífico do seu helicóptero não-tripulado MQ-8C Fire Scout. Ele compõem um destacamento do Helicopter Sea Combat Squadron 23 “Wildcards” (HSC-23), a bordo do navio de combate de litoral USS Jackson (LCS-6).
O LCS-6 está operando no Pacífico Ocidental desde o verão de 2020, e iniciou as operações com o MQ-8C em 20 de abril. Outros dois navios LCS estão na região, porém seus esquadrões de combate são equipados com a versão mais antiga MQ-8B, cuja aposentadoria está programada para o ano fiscal de 2023.
O MQ-8C foi implantado pela primeira vez na área de operações da 4ª Frota dos EUA, em dezembro de 2021, a bordo do LCS USS Milwaukee (LCS-5).
Baseado na fuselagem Bell 407, o O Northrop Grumman MQ-8C pode transportar o radar Leonardo ZPY-8 Osprey, o sensor eletro-óptico/infravermelho Teledyne FLIR Brite Star II e o Sistema de Informação Automática para busca e rastreamento de superfície, ampliando a capacidade de combate aumentar dos helicópteros tripulados MH-60S Seahawk que compõem os destacamentos dos esquadrões de helicópteros.
O sensor COBRA II (Coastal Battlefield Reconnaissance and Analysis II) está sendo desenvolvido para equipar o MQ-8C. Ele fornecerá uma capacidade de caça de minas dia/noite em uma área maior e em uma coluna de água mais profunda do que a versão anterior COBRA I, que esquipa os MQ- 8B.
O MQ-8C Fire Scout oferece suporte a recursos avançados, incluindo a demonstração de equipes não tripuladas tripuladas (MUMT), permitindo o compartilhamento de informações de sensores em uma força distribuída, aumentando ainda mais a capacidade de sobrevivência, reduzindo o risco e a carga de aeronaves tripuladas, e aumentando a capacidade de armas.
A US Navy tem 36 MQ-8C em sua frota operacional, e na solicitação do orçamento fiscal de 2023 há previsão de colocar cerca metade deles em preservação a longo prazo. A informação é de Scott Weinpel, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Northrop Grumman para o Fire Scout, em uma entrevista para a Seapower.
“Nós esperamos que, com nossos esforços de extensão da missão e os recursos e aprimoramentos que queremos incorporar ao Fire Scout…especialmente nas futuras Fragatas [USS Constellation FFG-62], onde os MQ-8C serão incorporados. Será um momento apropriado para retirar as aeronaves da preservação e incorporá-los à frota [de fragatas]”, disse Weinpel.
De acordo com Weinpel, o MQ-8C poderia facilmente ser integrado às Fragatas em missões de guerra antissubmarino (ASW), implantando sonobóias e retransmitindo os dados acústicos que eles coletariam para ou outra plataforma ASW.
O funcionário da Northrop Grumman disse que os MQ-8B retirados da frota operacional da USN, podem ser adaptados para operar missões de segurança interna, incluindo serviços de Alfândega e Proteção de Fronteiras.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO