Voou o primeiro Subaru UH-2 para a aviação do Exército japonês. A japonesa Subaru Corporation anunciou que o primeiro helicóptero bimotor UH-2 de série, destinado para a Aviação da Força de Autodefesa Terrestre do Japão (JGSDF), realizou o voo inaugural na semana passada. O comunicado foi realizado pela fabricante em seu site oficial.
Comandando por pilotos de testes da fábrica, o UH-2 – futura matrícula 45152 – voou com sucesso na manhã do último dia 19 de maio. Com uma duração de 30 minutos, a aeronave decolou e pousou no Aeródromo de Utsunomiya, norte de Tóquio, onde ficam as instalações da Subaru.
O desenvolvimento do primeiro protótipo (referido como UH-X) começou no ano fiscal 2015. Depois de realizar o voo inaugural em dezembro de 2018, e passar por uma série de testes, em fevereiro de 2019, a fabricante Subaru Aerospace (antiga Fuji Heavy Industries), entregou o primeiro protótipo para avaliações do Ministério de Defesa japonês.
Em março de 2020, a Agência de Aquisição, Tecnologia e Logística do Japão (ATLA) concedeu à Subaru contrato no valor total de US$ 129,2 milhões para a produção dos primeiros seis helicópteros para o JGSDF, com entregas programadas para serem concluídas em janeiro de 2023.
O novo UH-2 é baseado na versão civil Bell 412EPX, desenvolvido em conjunto entre as fabricantes norte-americana e japonesa. A aeronave é equipada com dois motores turboeixo Pratt & Whitney PT6T-9 Twin-Pac, rotor principal de quatro pás, modernos aviônicos, além de uma cabine de comando baseada no conceito glass cockpit.
Nas próximas duas décadas, o MoD planeja substituir a frota de 127 antigos monomotores UH-1J do JGSDF, por cerca de 150 novos bimotores UH-2. A fabricante planeja entregar sete helicópteros durante o ano fiscal de 2024 e outros 13 no ano fiscal de 2025.
Fonte: Subaru
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO