COMPREP celebra 53 anos em Brasília. Com a missão de preparar meios de Força Aérea, sob sua responsabilidade, a fim de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, o Comando de Preparo (COMPREP), celebrou na sexta-feira (20/05), seus 53 anos de criação. A cerimônia militar aconteceu no Pátio de Formaturas da Base Aérea de Brasília (BABR) e contou com a presença de autoridades militares, civis e do efetivo da Organização Militar da Força Aérea Brasileira (FAB).
O Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo foi quem presidiu a cerimônia. Acompanhado do ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, os Oficiais-Generais foram recebidos pelo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida. Também estiveram presentes Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica.
Para o Comandante do COMPREP, a data deve ser comemorada, pois a Organização Militar está com uma estrutura preparada para atuar. “Hoje o COMPREP, com toda a sua capilaridade Brasil à fora, com os sete Comandos Aéreos Regionais, todas as Bases Aéreas, as Unidades Aéreas, podemos dizer que estão prontos para serem empregados quando for necessário”, destaca o Tenente-Brigadeiro Almeida.
Desfile aéreo
Durante a cerimônia militar que comemorou o quinquagésimo terceiro aniversário do Comando de Preparo, foi realizado um desfile aéreo, com as aeronaves KC-390 Millennium (1º GTT), F-5EM (1º GAVCA E 1º/14º GAV), E-99M, R-99 e C-99 (todos do 2º/6º GAV), P-95M Bandeirulha (3º/7º GAV), SC-105 Amazonas (2º/10º GAV), e H-60 Black Hawk (2º/10º GAV), mostrando parte da estrutura que a OM conta para o cumprimento de suas missões. No evento, também ocorreu a entrega das Medalhas de Bronze, Prata e Ouro, ao militares com mais de 10, 20 ou 30 anos, respectivamente, de bons serviços prestados à FAB.
COMPREP
Conforme a visão da OM, o processo de planejamento adotado no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER) recomenda que, além de formular a missão, seja descrita uma condição futura na qual a Organização deseja chegar, ou seja, a visão de futuro da Organização. A visão de futuro de longo prazo do COMAER estabelece que, até 2041, a FAB será uma Força Aérea de grande capacidade dissuasória, operacionalmente moderna e atuando de forma integrada para a defesa dos interesses nacionais.
Fonte: FAB. Agência Força Aérea, por Aspirante Roberta Nunes. Edição: Agência Força Aérea — Revisão: Major Oliveira Lima
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS