RAF batiza como “Envoy IV” seus novos Dassault Falcon 900LX. A Royal Air Force (RAF) receberá em breve duas novas aeronaves Dassault Falcon 900LX, adquiridas para substituir os antigos BAe146 retiradas de serviço no mês de março. A RAF anunciou que essas novas aeronaves serão nomeadas “Envoy IV” (“Embaixador IV”), em alusão às missões diplomáticas que atuarão.
Os novos “Envoy IV” serão baseadas na Base da RAF em Northolt, sede do Esquadrão Nº 32 (The Royal). Nos primeiros dois anos, as aeronaves serão operadas por equipes mistas da RAF e da empresa Centreline AV Ltd, até que atinjam a plena capacidade operacional militar, esperada para 2024.
As novas aeronaves serão utilizadas em missões no Reino Unido e exterior, transportando membros da Família Real, líderes governamentais e militares. Os modernos “Envoy” são mais velozes, eficientes e podem voar mais longe do que os antigos quadrimotores BaE-146. Desta forma, será aprimorar a presença internacional do Reino Unido, o que é fundamental para a segurança nacional e regional.
“Estou muito satisfeito em anunciar o nome das nossas novas aeronaves de Transporte Aéreo de Apoio ao Comando. O nome Envoy IV reflete a nossa orgulhosa herança, e anuncia a chegada de um novo tipo de aeronave para uma importante missão. A frota – e aqueles que fazem voar – desempenham um papel fundamental no futuro da Defesa do Reino Unido, movendo-se rapidamente para construir e fortalecer parcerias, relacionamentos e influência em todo o mundo”, disse o Vice-Marechal do Ar Simon Edwards, Chefe Adjunto do Estado-Maior Aéreo (Estratégia).
A aeronave oque originou a tradição do nome, foi o modelo bimotor Airspeed AS.6 Envoy, que na RAF era conhecida como “Envoy III”. Foi usada antes e durante a Segunda Guerra Mundial em missões de transporte e ligação. Um “Envoy III” ( matrícula G-AEXX ), serviu com ao “King’s Flight”, um precursor do atual Esquadrão Nº 32 (The Royal).
Fonte: RAF
Nota: Os trimotores executivos Dassault Falcon 900LX são equipados com motores Honeywell TFE731-60, que conferem um um alcance aproximado de 4.750 milhas náuticas (8.800 quilômetros), com um layout típico para seis passageiros. Isso permiterá voos sem escalas de Londres para Chicago, Seattle, Mumbai ou Dar es Salaam. Com apenas uma escala, o Falcon 900LX poderá voar para as Falklands. Em comparação, os recentemente aposentados quadrimotores BAe-146 tinham um alcance de apenas 1.400 milhas náuticas (2.600 km).
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO