Douglas A-26C Invader para a Polônia. O clássico warbird Douglas A-26C Invader 44-34313 “Sweet Eloise II” fará sua estreia na Europa durante o Antidotum Airshow, em Leszno, na Polônia, que acontecerá entre os dias 17 e 18 de junho. Nas próximas semanas o Invader, registro civil NL4313 (c/n 27592), será transportado de Santa Rosa, na Califórnia, EUA, para seu novo proprietário na Polônia.
Construído em 1945 como um A-26B-50, o “Sweet Eloise II” foi modificado para um A-26C com nariz de vidro, antes de ser enviado para a guerra da Coréia sob a matrícula militar 44-34313. Em 1951 o bimotor foi a aeronave pessoal do Comandante do 730º Esquadrão de Bombas, Charles H. Howe, em Pusan, Coréia do Sul, que nomeou a aeronave “Sweet Eloise” em homenagem a sua esposa. “Eloise” acumulou cerca de 1.900 horas de combate em dois anos.
Após quatro anos armazenado, em 1957 o Invader foi vendido em um leilão de excedentes do governo, recebendo o registrado civil N5457V. Inicialmente convertido para semeadura de nuvens, em 1960 ele foi modificado em bombeiro aéreo “Tanker #27”, recebendo um radome fechado. Até a sua aposentadoria em 1986, o A-26 voava em missões contra incêndios nos EUA e no Canadá.
O último usuário civil do Invader foi a empresa Conair, de Abbotsford, no Canadá, para quem voou sob o registro C-GHLK/”Tanker #23″. A Conair doou o avião para o Reynolds Aviation Museum, mas logo foi vendido para Don Crowe de Victoria, Columbia Britânica, Canadá, que o repintou com as marcas do 319th Bomb Group, e reinstalando o nariz de vidro do modelo C.
Entre 1990 a 1999, o Canadian Warplane Heritage voou algumas vezes o bimotor nas cores militares francesas. Em julho de 1999, o Invader foi vendida para David R. Lane, dos EUA, onde recebeu o registro N119DR e o nome de batismo “Miss Michelle”.
Em 2011 a máquina foi adquirida por dois novos proprietários em Santa Rosa, Califórnia, que registraram o A-26 como N4313 e o nomearam ‘Sweet Eloise II’, trazendo de volta o nome de guerra.
Atualmente, a aeronave aguarda o translado para a Europa, para se tornar o terceiro A-26 voando na Europa, ao lado do A-26B N167B “Sugarland Express” da Nordic Warbirds, com sede em Västerås, na Suécia e do A-26B N500MR “Rum and Coke”, da Tina Fly GmbH, sediada em Eschbach, na Alemanha.
Fonte: Scramble Magazine
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