Fincantieri bate a quilha do 1º LPD do Qatar. A colocação da quilha do primeiro navio anfíbio LPD (Landing Platform Dock) encomendada à Fincantieri pelo Ministério da Defesa do Qatar no âmbito do programa nacional de aquisições navais, ocorreu no estaleiro de Palermo no dia 10 de maio. A cerimônia, realizada de forma restrita e em pleno cumprimento das exigências anti-contágio, contou com a presença do chefe do Escritório de Controle de Projetos das Forças Navais do Emir do Catar-Itália Brig. Ahmad Al Hammadi, e Marcello Giordano e Umberto Aloi, diretor e vice-presidente de Programas de Exportação do estaleiro Fincantieri Palermo.
O LPD é projetado de acordo com as normas RINAMIL (regras para classificação de embarcações navais) para garantir conexões terra-ar-mar extremamente eficientes. Será muito flexível e capaz de realizar diferentes tipos de tarefas, desde intervenções humanitárias até apoio às Forças Armadas e operações terrestres.
LPD de defesa aérea da Marinha do Qatar é baseado no BDSL Kalaat Beni Abbes que foi entregue em 2015 pela Fincantieri à Argélia. O navio terá 143 metros de comprimento, 21,5 metros de largura e poderá acomodar cerca de 550 pessoas a bordo com deslocamento de 9 mil toneldas. Será equipado com duas rampas para veículos e um cais interno alagável, capaz de abrigar um LCM (Landing Craft Mechanized ). Além disso, a cabine de comando é dimensionada para abrigar os helicópteros NH90.
A principal missão do navio será a defesa aérea. Ele trabalhará em conjunto com as corvetas de defesa aérea da classe Al Zubarah e compartilhará a imagem aérea de longo alcance com eles. O LPD será equipado com um radar multifuncional Kronos (semelhante ao das corvetas), bem como um novo radar Leonardo L-band conhecido como Kronos Power Shield.
Para alerta antecipado, o radar AESA multifuncional de banda L totalmente digital Kronos Power Shield tem um alcance de até 1.500 km. Ele pode fornecer aos navios de combate de superfície alerta antecipado contra mísseis balísticos TBM600 e o TBM1300. Outra característica única deste LPD é o fato de estar equipado com dois VLS Sylver A50 de 8 células para o sistema de mísseis terra-ar de médio alcance que a MBDA listou como munições Aster 30 Block 1. Previsão é que seja entregue em 2026.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS