DRDO e a Marinha Indiana testam o Míssil NASM-SR. A Defence Research and Development Organisation (DRDO) e a Marinha da Índia realizaram com sucesso o primeiro teste de voo do míssil anti-navio desenvolvido localmente. Lançado de um helicóptero Sea King da Indian Navy na área do Integrated Test Range (ITR), em Chandipur, na costa de Odisha, em 18 de maio de 2022, a missão cumpriu — segundo o MoD Indiano, todos os seus objetivos. Este é o primeiro míssil antinavio ar-mar nacional lançado de um helicóptero pela Marinha Indiana.
Designado NASM-SR, o míssil antinavio de curto alcance seguiu a trajetória desejada de skimming sobre o mar, atingindo o alvo designado com alto grau de precisão, validando os algoritmos de controle e orientação da missão. Todos os subsistemas tiveram um desempenho satisfatório. Os sensores implantados em toda a faixa de teste e próximo ao ponto de impacto rastrearam a trajetória do míssil e capturaram todos os eventos.
O NASM-SR empregou novas tecnologias, incluindo um lançador desenvolvido especificamente para o helicóptero SH-3 Sea King. O sistema de orientação de mísseis inclui sistema de navegação de última geração e aviônicos integrados. O teste de voo foi testemunhado por oficiais superiores da DRDO e da Marinha indiana.
O Ministério da Defesa da Índia Shri Rajnath Singh parabenizou o DRDO, a Marinha Indiana e as equipes associadas pelo primeiro teste de voo de desenvolvimento. Ele disse que a Índia atingiu um alto nível de capacidade de projeto e desenvolvimento de sistemas de mísseis.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS