Ucrânia: vídeos mostram Sukhoi Su-25 em manobras impressionantes. Novos vídeos impressionantes dos combates aéreos sobre a Ucrânia circulam nas redes sociais. Como de costume, as informações carecem de confirmação, mas algumas fontes relatam que as imagens foram feitas recentemente, na região de Severodonetsk, leste da Ucrânia.
Os vídeos mostram o árduo trabalho dos pilotos de dois Sukhoi Su-25 Frogfoot voando praticamente “colados no solo”, na altura das árvores, usando táticas defensivas de combates em área hostil, para evitar principalmente os mísseis guiados por infravermelho lançados por MANPADS.
Apesar da baixa qualidade das filmagens, é possível ver claramente os jatos voando em altas velocidades, muito baixo e manobrando “erraticamente” para evitar as defesas anti-aéreas, enquanto os seus pilotos liberam os dispositivos de autodefesa chaff & flare, para evitar possíveis mísseis disparados contra eles.
Como os ucranianos e os russos voam o Su-25, é difícil identificar à qual força aérea pertencem os jatos. O autor do vídeo supostamente é ucraniano, e durante a filmagem ele diz “é dos nossos!”. Alguns comentários nas redes sociais sugerem que a camuflagem não parece ser escura como dos Su-25 russos, e estariam mais parecidas com o esquema cinza claro digitalizado dos Frogfoot ucranianos. Fato é que será impossível certificar esses detalhes, devido a baixa qualidade da filmagem.
Especialistas sugerem que a guerra na Ucrânia provavelmente mudará as táticas operacionais adotadas por muitas forças aéreas, pelo menos para aquelas que praticamente abandonaram os voos ultra-baixos. A superioridade aérea permitiu que as aeronaves de ataque ao solo operem em níveis mais altos, em vez de voar “lambendo o chão”, como feito, por exemplo, na Guerra das Falklands/Malvinas.
Como a maioria das filmagens vindas da Ucrânia claramente destacou, o espaço aéreo contestado e as ameaças dos MANPADS tornaram as habilidades dos pilotos de voar em ultra-baixos níveis novamente relevantes para a sobrevivência em combate.
Fonte: The Aviationist
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO