Índia cancela compra de 10 helicópteros Ka-31. A Índia rompeu as negociações com a Rússia para a compra de 10 helicópteros de alerta antecipado (AEW — Airborne Early Warning) Kamov Ka-31 Heli. O negócio estava avaliado em US$ 520 milhões, sendo suspenso após as incertezas no fornecimento das aeronaves e seus equipamentos associados, após a invasão russa da Ucrânia.
O governo indiano suspendeu indefinidamente as negociações com a Rosoboronexport e a fabricante Russian Helicopters, disse um funcionário do Ministério da Defesa da Índia. O funcionário disse que a suspensão do acordo de governo para governo se deve a preocupações com a capacidade de Moscou de executar o pedido, bem como questões relacionadas aos pagamentos exigidos por Moscou. Vale lembrar que a Rússia está sofrendo sanções econômicas devido à guerra na Ucrânia, entre elas, severas restrições bancárias que impedem a movimentação de valores.
Amit Cowshish, ex-consultor financeiro de compras do ministério, disse que a suspensão também pode ser devido à pressão geopolítica, já que a comunidade internacional condena o ataque da Rússia à Ucrânia. Outros fatores, acrescentou, podem ser as restrições orçamentárias do governo de Nova Déli e a preferência da Índia por adquirir helicópteros desenvolvidos localmente. O fato é que o negócio foi desfeito.
Autoridades da Marinha indiana disseram que a suspensão representa um revés, porque os helicópteros Ka-31 são necessários para o segundo porta-aviões do país, o INS Vikrant, que foi construído localmente e será comissionado em julho. A Índia solicitou a compra dos helicópteros Ka-31 da Rússia em maio de 2019, mas o programa de compras sofreu atrasos excessivos devido à pandemia de coronavírus e ao alto preço da plataforma.
As negociações de aquisição foram retomadas em fevereiro de 2022, depois que os países concordaram com um preço de US$ 520 milhões para os 10 helicópteros Ka-31. Além da garantia de entrega, outro obstáculo não equacionalizado refere-se a um acordo sobre o mecanismo de pagamento pelo valor da rupia-rublo. O funcionário do Ministério da Defesa disse que o banco central da Índia, o Reserve Bank of India, vem trabalhando horas extras desde março passado para estabelecer um mecanismo alternativo de pagamento, mas os negociadores não conseguiram chegar a um acordo.
A Marinha da Índia opera atualmente 14 helicópteros Ka-31, que foram implementados gradualmente — quatro em 2003, cinco em 2005 e cinco em 2013. A guerra também está afetando a atual frota, pois Indian Navy depende do fabricante para obter peças de reposição, reparos e suporte às operações e com a guerra, isto se tornou uma incógnita.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS