RNLAF faz última formação de pilotos de F-16 nos EUA. O pessoal da Força Aérea Real Holandesa (RNLAF — Royal Netherlands Air Force) lotados na Base da Guarda Nacional Aérea de Morris, Arizona, viajaram para a Naval Air Station Key West, em 27 de abril de 2022, para um treinamento de duas semanas como parte do treinamento final dos pilotos do “curso B” da RNLAF.
A fase atual prevê o treinamento sobre a água e o treinamento dissimilar com outras aeronaves, algo exigido pelo programa do curso de piloto de caça da Força Aérea Real da Holanda.
“Como estamos voando apenas sobre terra em Tucson, nossa percepção de altitude é muito boa”, disse o Tenente-Coronel Joost Luijsterburg, comandante do destacamento da RNLAF nos EUA. “Cada turma vai a um local para voar sobre o mar, o que dá a eles uma perspectiva diferente.”
Ao voar sobre águas abertas, não há referências terrestres, como carros, prédios e terrenos, para determinar a altitude. Este treinamento é crucial para preparar os alunos para o retorno à Holanda, onde a maioria dos voos ocorre sobre o Oceano Atlântico. Na prática, dois de nossos alunos se encontraram em altitudes muito mais baixas do que pensavam, disse Luijsterburg. O que faz deste treinamento algo fundamental.
O outro objetivo dos alunos é ver o trabalho árduo de implantar vários recursos de pessoal como uma unidade coesa, disse Luijsterburg. Como exemplo, Luijsterburg disse que os alunos ficaram surpresos ao saber que sua equipe de manutenção trouxe um motor de aeronave sobressalente, como contingência.
O 162nd Logistics Readiness Squadron coordenou transporte com a 161st Air Refueling Wing e a 107th Airlift Wing para fornecer um KC-135 Stratotanker e um C-17 Globemaster III, respectivamente, para translado de pessoal e equipamento de ida e volta para NAS Key Oeste. O 148th Fighter Squadron (148th FS) trouxe seis de seus próprios F-16C Fighting Falcons de Morris ANGB para voar contra o F/A-18E/F Super Hornet da US Navy.
“Em Tucson, os alunos não tiveram a oportunidade de lutar contra aeronaves diferentes”, disse o Tenente-Coronel Andrew Wittke, comandante do 148th FS. “Quando estamos lutando contra uma plataforma diferente com recursos diferentes, isso muda um pouco as coisas. É um dos melhores treinamentos que você pode fazer como um jovem tenente”.
Esta viagem também é significativa porque este é o último “curso B” de F-16 holandês a se formar antes de se encerrar o contrato, e eles voltarem para seu país de origem. Após uma parceria de 32 anos, este é o último TDY (Training Dissimilarity) em que a RNLAF participará como parte do 148th FS antes de retornar à Holanda.
“Eu mesmo fui aluno do 148th FS em 1991”, disse Luijsterburg. “Isso foi há 31 anos e agora vou fechar esta unidade em alguns meses. É o fim de uma era, penso que podemos dizer assim.”
Os holandeses foram os primeiros de uma longa lista de parceiros estrangeiros a treinar na Morris ANG. Em média, eles voavam 2.000 horas por ano e formavam quatro alunos a cada nove meses. “Ficarei triste em vê-los partir”, disse Wittke. “Eles são um dos nossos melhores parceiros. Eles estão sempre em combate conosco e essa lealdade é incrivelmente inspiradora.”
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