• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Falha no piloto-automático dos KC-135R Block 45 preocupa USAF

16 de maio de 2022
Falha no piloto-automático dos KC-135R Block 45 preocupa USAF (Foto: USAF/Munnaf Joarder).
Falha no piloto-automático dos KC-135R Block 45 preocupa USAF (Foto: USAF/Munnaf Joarder).

Falha no piloto-automático dos KC-135R Block 45 preocupa USAF. A USAF trabalha para resolver um grave problema que vem ocorrendo com certa frequência na sua frota de aeronaves KC-135R Stratotanker, atualizadas com o pacote Block 45. Nos últimos meses, foram relatados por tripulantes que os piloto-automáticos de algumas aeronaves foram indevidamente ativados e/ou desativados sem que fossem comandados.

A USAF divulgou que no mês passado, a tripulação de um KC-135R experimentou o acionamento espontâneo do piloto-automático durante a aproximação final para pouso, em local não divulgado. Esta falha grave aconteceu em uma fase crítica do voo, e diante disso uma equipe de engenheiros foi formada para pesquisar o motivo e resolver este problema.

De acordo com o Comando de Mobilidade Aérea (AMC) da USAF, o incidente de abril é o quarto relatado no últimos 12 meses, e foi considerado o mais grave até o momento, por terocorrido com a aeronave muito próxima ao solo. Antes disso, haviam relatos de tripulantes informando apenas o desligamento do piloto-automático, e não o acionamento do mesmo sem qualquer aviso prévio.

No mês passado uma tripulação de KC-135R experimentou o acionamento espontâneo do piloto-automático na aproximação final para pouso (Foto ilustrativa: USAF).
No mês passado uma tripulação de KC-135R experimentou o acionamento espontâneo do piloto-automático na aproximação final para pouso (Foto ilustrativa: USAF).

“Quatro incidentes de engajamento não comandado do piloto automático foram relatados no ano passado. O evento mais recente ocorreu em meados de abril, onde a função de piloto automático foi ativada quando a aeronave se aproximava do pouso. Um plano de segurança foi iniciado e medidas estão em vigor para garantir a segurança dos tripulantes”, de acordo com um comunicado do Comando de Mobilidade Aérea ao The War Zone.

No ano passado uma outra falha no piloto-automático foi descoberta pela Collins Aerospace, fabricante do equipamento. Um erro na lógica do software do sistema instalado nos KC-135R Block 45 foi encontrado pela Collins, que na época anunciou a aplicação de uma correção previsto para começar no mês de abril.

Fontes da USAF consultadas pelo The War Zone informaram que as tripulações dos KC-135R estão desativando um circuit-brake (disjuntor) do piloto-automático após cruzar 10 mil pés em descida, ou em operações de reabastecimento em voo (REVO), justamente para evitar que o sistema atue espontaneamente.

Atualmente a USAF tem uma frota com 244 Boeing KC-135R atualizados com o pacote Block 45, o que é aproximadamente 62% da frota total de Stratotanker em operação. O piloto-automático Collins é um componente importante do pacote de atualização do Block 45. O sistema é substancialmente mais avançado que as versões anteriores, que não tinham a capacidade de nivelar automaticamente ou manter a velocidade em voo nivelado ou durante subidas e descidas.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login