Marinha Alemã recebeu P-3C Orion após quatro anos de revisão. O Comando de Aviação da Marinha Alemã (Marineflieger) recentemente recebeu de volta um Lockheed P-3C Orion completamente revisado e com novo par de asas. A aeronave, matrícula 60+03, passou os últimos quatro anos sob os cuidados técnicos da Airbus Defense & Space de Manching, Alemanha.
Com este retorno, o Esquadrão de Aviação Naval 3 (MFG3) “Graf Zeppelin”, sediado em Nordholz, norte do país, passa a contar com quatro aeronaves P-3C operacionais (60+03, 60+04, 60+06 e 60+08). Esta é uma importante notícia para a Marineflieger, que está diretamente envolvida no apoio às ações defesa da OTAN, em meio a invasão russa no território ucraniano.
Os Orions alemães estão realizando o patrulhamento aéreo sobre o Mar Báltico e no flanco norte da Europa, além de seus desdobramentos na missão IRINI na Líbia. No início de maio, um P-3C da Marineflieger foi deslocado para Ämari, na Estônia, de onde realiza missões de monitoração na costa dos Estados Bálticos. Por outro lado, no último dia 30 de abril chegou ao final a missão antipirataria Atalanta, na região do Chifre da África, depois de 13 anos, e na qual os P-3C alemães estavam envolvidos.
Apesar disto, os Orion da Marinha Alemã estão com os dias contados. Conforme noticiamos aqui em junho de 2021, o governo alemão decidiu pela aquisição de cinco novos Boeing P-8A Poseidon, que começarão a ser recebidos em 2025, quando os P-3C serão aposentados.
Em 2004 a Alemanha comprou oito P-3C Orion usados da Holanda, e desde então em nenhum momento todas as aeronaves estiveram disponíveis ao mesmo tempo, principalmente devido a longos períodos de manutenção. Em fevereiro deste ano, apenas um P-3C estava operacional (60+08). Agora quatro estão disponíveis, número que deverá permanecer até 2025.
Fonte: Flug Revue
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO