GA-ASI apresenta o MQ-9B STOL. Para ampliar ainda mais a versatilidade de sua linha de aeronaves remotamente pilotadas MQ-9B, a General Atomics Aeronautical Systems, Inc. (GA-ASI) anunciou no dia 10 de maio que começará a desenvolver uma versão de decolagem e pouso curtos (STOL — Short Takeoff and Landing) aeronave MQ-9B com capacidade, que inclui os modelos SkyGuardian e SeaGuardian. A GA-ASI está assumindo esse esforço revolucionário de engenharia para atender a um ambiente operacional em evolução em ambientes expedicionários contestados, que inclui o meio naval embarcado.
A GA-ASI iniciou o desenvolvimento do STOL em 2017 como parte de sua iniciativa Mojave. A capacidade STOL foi inicialmente voada em uma plataforma modificada Gray Eagle Extended Range em 2021, mas agora a empresa começará a desenvolver STOL no MQ-9B, uma plataforma já selecionada pela Royal Air Force, pelo Ministério da Defesa da Bélgica e pela Guarda Costeira do Japão . O MQ-9B STOL combinará os produtos UAS comprovados de longa duração e altamente confiáveis da GA-ASI com a versatilidade para executar missões em locais mais austeros, abrindo o envelope operacional para comandantes em todas as Forças e localizações geográficas.
A configuração do MQ-9B STOL consistirá em um kit opcional de asa e cauda que pode ser instalado em menos de um dia. A aeronave principal e seus subsistemas permanecem os mesmos. Os operadores podem realizar a modificação em um hangar ou em uma linha de voo, oferecendo uma capacidade que, de outra forma, exigiria a compra de uma aeronave totalmente nova.
“Imagine tirar a capota rígida do seu Jeep. Você o levanta, guarda na garagem e agora você tem um veículo aberto. Se chover, você coloca a capota rígida de volta. Nós somos iguais. Pegue um MQ-9B padrão, coloque o kit STOL e depois voe”, disse o presidente da GA-ASI, David R. Alexander.
O MQ-9B STOL, que faz parte da série Mojave de aeronaves não tripuladas da GA-ASI, também apresenta uma oportunidade para operações futuras a bordo de um porta-aviões ou navio de assalto anfíbio de grande convés. As asas se dobram para que o MQ-9B STOL possa ser estacionado no convés ou no hangar, assim como outras aeronaves navais.
Quando chegar a hora do lançamento, os operadores irão ligar a aeronave, desdobrar as asas e decolar sobre a proa sem a necessidade de catapultas. A GA-ASI acredita que a Marinha e o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA tomarão nota dessa inovação, pois abre as portas para operações persistentes e de longo alcance de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) sobre águas azuis, isto é operações embarcadas em porta-aviões e helicópteros.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS