Dois L-159E da Draken chegaram na Inglaterra para treinamento agressor da RAF. Pouco mais de um mês após o anúncio da assinatura do contrato entre a Draken Europe e a Royal Air Force (RAF), os dois primeiros Aero Vodochody L-159E ALCA (Advanced Light Combat Aircraft) foram enviados dos EUA para as instalações da Draken, no norte da Inglaterra. Estão previstos oito jatos para compor a unidade privada que irá fornecer o treinamento adversário (“agressor”) os pilotos de caça da RAF.
Utilizando os códigos-rádio “ARCTIC 1” (N159EM) e “ARCTIC 2” (N267EM), os dois L-159E ALCA, partiram na segunda-feira (09/05) do Aeroporto de Lakeland Linder (LAL/KLAL), com destino ao Aeroporto de Bangor (BGR/KBGR), e uma escala técnica em Kinston Regional Jetport (ISO/KISO), todos nos EUA. No dia seguinte voaram para o Aeroporto de Keflavík (KEF/BIKF), na Islândia, e finalmente na quarta-feira (11/05) a dupla voou para o Aeroporto de Glasgow Prestwick (PIK/EGPK), Escócia, e, finalmente, o Aeroporto de Teesside (MME/EGNV), Inglaterra, onde fica a sede da Draken Europe.
Outros dois “Honey Badgers” (“texugos-de-mel”, apelido dado pela Draken para seus L-159E), matrículas N264EM e N265EM, estão sendo preparadas pela Draken em Lakeland Linder para serem enviadas para a Europa. De acordo com o Key.Aero, essas aeronaves estão tendo os seus equipamentos de transponder ADS-B atualizados e, aparentemente, receberão um novo esquema de camuflagem. A previsão é que ambos sejam enviados para Teesside, Reino Unido, no final do mês.
Não foi divulgado quando o restante da frota chegará ao Reino Unido, mas espera-se que seja até o final deste ano. O contrato com a RAF começará em 1º de julho, quatro meses após o MOD do Reino Unido aposentar a sua frota de Hawk T1 dos seus esquadrões “agressors” da RAF Leeming e RNAS Culdrose.
Equipados um radar ar-ar FIAR Grifo e um receptor de alerta de radar, os oito Draken Honey Badgers fornecerão uma capacidade ampliada de treinamento para a RAF, quando comparado aos antigos Hawk T1.
Pelos próximos três anos, a Draken Europe será responsável pelo treinamento aéreo agressor do Reino Unido, com o contrato expirando em 30 de junho de 2025, e a opção de estendê-lo por mais três anos. Isto dependerá da implementação do programa de Treinamento Operacional de Próxima Geração do Reino Unido (NGOT), que cobrirá os esquadrões Red Air, ou agressor.
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