• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

KC-46A da USAF realiza voo com mais de 24 horas de duração

11 de maio de 2022

Major Kevin Rose, 349th Air Refueling Squadron instructor pilot, and Capt. Kevin Abbott, 344th Air Refueling Squadron instructor pilot, pilot a KC-46A Pegasus while receiving fuel from another KC-46 stationed at McConnell Air Force Base, Kansas, May 5, 2022. The crew were flying a 24-hour sortie, the longest in Air Mobility Command’s history. In order to ensure the safety of the flight, two pilot crews rotated on and off four-hour shifts allowing adequate time for rest. (U.S. Air Force photo by Airman Brenden Beezley)

KC-46A da USAF realiza voo com mais de 24 horas de duração (Fotos: U SAF/Brenden Beezley).
KC-46A da USAF realiza voo com mais de 24 horas de duração (Fotos: U SAF/Brenden Beezley).

KC-46A da USAF realiza voo com mais de 24 horas de duração. Entre os dias 05 e 06 de maio, tripulantes de um KC-46A Pegasus pertencentes à 22nd Air Refueling Wing (22nd ARW) da USAF, realizaram um voo com 24,2 horas de duração. A longa missão teve como ponto de origem e destino a Base Aérea de McConnell, no Kansas.

O voo de mais de 24 horas do Pégasus da 22nd ARW, foi o mais longo já realizado por uma aeronave do Air Mobility Command (AMC). A missão teve como objetivo principal testar a capacidades de reabastecimento em voo do KC-46A.

O planejamento deste voo levou várias semanas e envolveu além dos militares da 22nd ARW e do AMC, técnicos especialistas da Boeing e de um médico fisiologista da USAF, que participou da missão.

Durante o voo, os tripulantes foram submetidos à avaliações e questionários sobre os níveis de fadiga com a Escala de Sonolência Karolinska, além do teste Psychomotor Vigilance Task, desenvolvido pela NASA e que monitora as funções cognitivas em tempo real, comparando-as com as medidas obtidas no pré-voo. Através do software Fatigue Avoidance Scheduling Tool, foi planejado um cronograma de voo ideal para os pilotos, que foi implementado durante a missão, com objetivo de mitigar os efeitos da fadiga.

Imagens da mais longa missão realizada por um KC-46A da USAF (Fotos: U SAF/Brenden Beezley).

“Na medicina de voo, nosso objetivo é preservar não apenas a saúde e a segurança da tripulação, mas também a segurança das missões. Para esta missão, tentamos fazer isso desde o início do planejamento e agora até a fase de execução”, disse o major Cory Henderson, médico assistente do 349th Air Refueling Squadron.

A tripulação do longo voo foi composta por seis pilotos, três operadores de lança, um jornalista/fotógrafo e um médico assistente. Duas equipes de pilotos se revezavam em turnos de quatro horas. Uma equipe de pilotos ficava de prontidão para caso de necessidade de intervenção, e coletando dados. Os turnos rotativos garantiram tempo adequado para descanso e a segurança da missão.

Durante as 24 horas de missão, o KC-46 realizou contatos secos com outro KC-46 de McConnell, reabasteceu quatro F-35 dos USMC e recebeu combustível de outro KC-46 da 22nd ARW. O voo foi realizado ao longo de todo o território dos EUA, onde foram percorridas cerca de 9 mil milhas (16.490 km).

“Esta surtida de 24 horas é um passo crítico na evolução operacional dos KC-46. Esta surtida ajudará o AMC a identificar a melhor forma de operação em longas missões, sob a visão das pessoas e dos equipamentos. Essas longas operações apresentam elevados riscos, e esses testes servem para identificá-los e criar meios para mitigá-los sob um ambiente mais controlado. A Força Conjunta, nossos aliados e nossos parceiros confiam na nossa capacidade de projetar poder de combate global. Precisamos estar prontos para executar a qualquer hora, em qualquer lugar. Esta surtida de 24 horas é um grande passo para concretizar essa visão”, disse o Coronel Nate Vogel, comandante da 22nd ARW.

Fonte: USAF

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login