• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Notícias do Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil

10 de maio de 2022

Notícias do Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil. Resenha de notícias do Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil.

1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino realiza EVAM a bordo do Navio-Patrulha Oceânico Apa

Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil. 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino realiza EVAM a bordo do Navio-Patrulha Oceânico Apa (Foto: MB).
1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino realiza EVAM a bordo do Navio-Patrulha Oceânico Apa (Foto: MB).

O 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1) realizou evacuação aeromédica (EVAM) de um tripulante civil a bordo do Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) Apa, no dia 01 de maio.

Durante o período de 28 de abril a 01 de maio, o EsqdHS-1, que participava de missão conjunta entre a Marinha do Brasil, a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Polícia Federal (PF), foi acionado para realizar EVAM como Aeronave de Serviço da Esquadra (ASE).

A aeronave SH-16, Seahawk, decolou do Aeroporto Santos Dumont (SBRJ) em direção ao NPaOc Apa, transportando um Agente da PF e tripulantes aéreos de resgate. O navio encontrava-se aproximadamente a 200 km ao sul do Rio de Janeiro com um paciente civil acidentado a bordo. O tripulante foi transportado de volta ao SBRJ, de onde pôde ser conduzido para uma Unidade de Atendimento médico.

O sucesso da ação realizada pelos militares de São Pedro da Aldeia demonstra o esforço da Marinha do Brasil em garantir a salvaguarda da vida humana no mar e de cuidar da nossa gente.

CIAAN realiza estágio de sobrevivência no mar e na selva para Alunos do CAAVO e do ApAvO

CIAAN realiza estágio de sobrevivência no mar e na selva para Alunos do CAAVO e do ApAvO (Foto: MB).
CIAAN realiza estágio de sobrevivência no mar e na selva para Alunos do CAAVO e do ApAvO (Foto: MB).

O Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN) realizou o treinamento prático de sobrevivência na selva e no mar para os alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO) e do Curso Especial de Apoio à Aviação para Oficiais (C-ESP-ApAvO).

A sobrevivência na selva contemplou aulas práticas de confecção de abrigo, preparação da área de estacionamento, preparação de armadilhas, primeiros socorros, técnicas para obtenção de água, alimentos e fogo. Os alunos foram resgatados da mata localizada na Estação Radiogoniométrica da Marinha em Campos Novos pela aeronave UH-15 do 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2).

Durante o treinamento de sobrevivência no mar foram realizadas aulas práticas de flutuação, natação utilitária, abordagem e embarque em balsa salva vidas, salto de plataforma e simulador de escape de aeronaves (UTEPAS) sendo os alunos resgatados na Lagoa de Araruama pela aeronave SH-16 do 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1).

2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral realiza a 1° infiltração assistida por Óculos de Visão Noturna por Tethered Duck

2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral realiza a 1° infiltração assistida por Óculos de Visão Noturna por Tethered Duck (Foto: MB).
2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral realiza a 1° infiltração assistida por Óculos de Visão Noturna por Tethered Duck (Foto: MB).

O 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2), em conjunto com militares do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (BtlOpEspFuzNav), realizou a primeira infiltração de Operações Especiais por Tethered Duck assistida por Óculos de Visão Noturna (OVN), na noite de 05 de maio.

O voo simulou uma situação de infiltração de elementos de operações especiais no mar, durante o período noturno, utilizando a técnica de Tethered Duck, na qual uma equipe desembarca a partir de um helicóptero, realizando o lançamento de um bote e todo o equipamento necessário ao cumprimento de uma missão de combate.

A Capacidade Operativa de realizar voo de Tethered Duck empregando OVN é inédita para a Marinha do Brasil, demonstrando, assim, o progresso do aprimoramento da Aviação Naval e das Equipes de Operações Especiais. O adestramento teve como propósito aprimorar a capacidade operacional das unidades envolvidas, habilitando pilotos e tripulantes da Unidade Aérea, além de membros da equipe de operações especiais a realizarem este método de infiltração no período noturno.

Cabe ressaltar que para o sucesso da operação foi realizado um planejamento detalhado, com ensaio diurno, visando o cumprimento da missão com segurança e empregando as capacidades oferecidas pela aeronave UH-15 e pelo OVN.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login