Austrália: 29 Boeing Apache para o Exército. O governo da Austrália confirmou que irá comprar 29 helicópteros de ataque Boeing AH-64E Apache, novos de fábrica para serem empregados pela Royal Australian Army — Exército Australiano.
Em janeiro de 2021 o Governo de Canberra anunciou que o AH-64E havia vencido a competição Project Land 4503, que visava a compra de 29 helicópteros de reconhecimento armados para substituir os 22 Airbus Helicopters Tiger ARH do 161 Recce Squadron do Exército, sediado em Robertson Barracks (YRBK) — Darwin. Não foram informadas as datas e demais detalhes de entrega dos novos helicópteros. A aquisição está avaliada em mais de AUD5,5 bilhões, que inclui AUD 500 milhões para atualizar as instalações relacionadas que irão abrigar as futuras instalações dos Apaches.
“Estamos expandindo o tamanho e a capacidade de nossos helicópteros para lidar com as ameaças enfrentadas pela Austrália. Nosso mundo e nossa região estão mudando, mas estamos investindo um recorde de US$ 270 bilhões na defesa e segurança da Austrália até a década de 2030”, disse o primeiro-ministro Scott Morrison em um comunicado à imprensa.
Ele acrescenta que o AH-64E é um helicóptero de ataque comprovado que já está em serviço nos Estados Unidos e no Reino Unido e possui sensores aprimorados, sistemas de rede e comunicação, capacidades de ataque e capacidade de sobrevivência”.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS