Austrália: 13 Sikorsky MH-60R para a RAN. O governo da Austrália confirmou que irá comprar mais 13 helicópteros de guerra antissubmarino (ASW) Sikorsky MH-60R Seahawk novos de fábrica para serem empregados pela Royal Australian Navy (RAN).
Os 13 MH-60R representam um investimento de 2,5 bilhões de dólares australianos (1,7 US$ bilhão), segundo o primeiro-ministro Scott Morrison. A compra irá elevar a frota de MH-60R da Marinha Real Australiana (RAN) para um total de 36 unidades. A possível venda de 12 MH-60R foi finalizado em uma notificação de vendas militares estrangeiras (Foreign Military Sales — FMS) em outubro de 2021 pela Defense Security Cooperation Agency (DSCA), com um helicóptero adicional para cobrir uma unidade perdida em um acidente em 2021.
Com esta aquisição, os helicópteros NH Industries MRH90, designados localmente como NH90, e que hoje servem no 808 Sq sediado em Nowra, NSW (YSNW) na HMAS Albatross, serão retirados do serviço na Marinha Australiana. O NH90 Cayman tem apresentado diversos problemas de disponibilidade, tanto na RAN como no Exército, onde também deverá ser substituído pelos UH-60 Blach Hawks.
“Esse crescimento adicional aumenta a capacidade da aviação de asas rotativas da Marinha Real Marinha Australiana e aumenta a flexibilidade operacional das operações de guerra antissubmarino, anti-superfície, apoio marítimo e missões de utilidade”, disse Warren McDonald — CEO da Lockheed Martin Australia.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS