
A KC-135 Stratotanker from the 168th Air Refueling Wing refuels F-22 Raptors from the 3rd Wing over the Joint Pacific Alaska Range Complex flying along side with an F-15 Eagles from the 144th Fighter Wing, April 18, 2022. The Eagles are training with the Raptors as part of Aslaska Dissimilar Aircraft Combat Training. (Air National Guard photo by Master Sgt. Charles Vaughn)

Alasca: F-15 Eagles treinam ao lado dos F-22 Raptors. A USAF realizou um exercício conjunto entre os F-15C/D Eagles da 144th Fighter Wing, sediados em Fresno, Califórnia e os F-22A Raptors da 3rd Wing, sediados na Joint Base Elmendorf-Richardson (JBER) e na Elmendorf AFB, ambas localizadas no Alasca. A missão foi parte do exercício Alaska Dissimilar Aircraft Combat Training, que ocorreu entre os dias de 11 a 28 de abril.
O treinamento de interoperabilidade entre os F-22 e F-15 ajudou as unidades a executar e aprimorar suas missões de exercer superioridade aérea na região do Pacífico ocidental. Como uma unidade típica de Alerta de Controle Aeroespacial, a missão do 114th FW é “detectar, identificar e eliminar ameaças”. A 144th FW pode cobrir a Região do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte do Alasca se os F-22 do 3rd FW forem implantados em alguma missão fora de sua sede.
“Os objetivos desta missão eram duplos”, disse o Tenente-coronel da Força Aérea dos EUA Jon Vanbragt, comandante do 144th FW ao qual está subordinado o 194th FS. “Primeiro, libera esquadrões de Raptor para serem enviados às Forças Aéreas do Pacífico. Em segundo lugar, ajuda na integração operacional entre nossas aeronaves de quarta e quinta geração.”

“O alerta de defesa aérea treina o esquadrão para proteger a fronteira norte e a área do Polo Norte de quaisquer ameaças que possam invadir o espaço aéreo dos EUA”, disse Vanbragt.
As atividades de treinamento foram realizadas na JBER e no Joint Pacific Alaska Range Complex (JPARC). O espaço aéreo JPARC cobre mais de 77.000 milhas quadradas e oferece um ambiente de treinamento realista. É também o maior campo de treinamento de combate aéreo, terrestre e eletrônico instrumentado do mundo. Além dos F-15C/D do 144th FS, participaram pilotos e aeronaves F-22A do 90th FS – Elmendorf AFB e do 525th FS sediados em JBER, que foi a sede do Alaska Dissimilar Aircraft Combat Training.

O Tenente-Coronel Brenden Torphy, diretor de operações do 90th FS, disse que ele e outros membros da unidade esperam continuar esse tipo de treinamento combinado. “As unidades F-22 estão sempre famintas por esquadrões e aeronaves parceiras para exercícios de integração. Estamos ansiosos por quaisquer oportunidades [futuras] de voar com o esquadrão de Fresno novamente”.

@CAS