Porta-aviões chinês lidera grupo de combate em exercício no Pacífico. Pela primeira vez neste ano, o porta-aviões chinês Liaoning (16) foi observado navegando pelo Estreito de Miyako, entre as ilhas da província japonesa de Okinawa. O fato foi noticiado na segunda-feira (02/05) pelo Ministério da Defesa japonês.
De acordo com um comunicado do Estado-Maior Conjunto do Japão, o grupo de combate composto por cinco navios de guerra da Marinha do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLAN), liderados pelo Liaoning, foi avistado por volta do meio-dia de domingo (01), a cerca de 220 milhas a oeste das ilhas desabitadas de Danjo, na província de Nagasaki.
O grupo de combate da PLAN navegou rumo sul, onde mais tarde se reuniu com mais uma Fragata e um Destróier de Mísseis. Reunidos, os sete navios de guerra navegaram juntos, passando entre Okinawa e a ilha de Miyako, a cerca de 155 milhas a sudoeste, e depois seguiram para o Oceano Pacífico.
De acordo com as Forças de Autodefesa do Japão, foram identificados os os navios de guerra da PLAN o grande Destróier Tipo 055 “Nanchang”, o Destróier Tipo 052D “Chengdu” e o Navio de Suprimentos Tipo 901 “Hulunhu”, entre outros.
O Estreito de Miyako, o mais largo da cadeia de ilhas Ryukyu, é uma via navegável internacional e uma das várias passagens principais, ou pontos de estrangulamento, através da “primeira cadeia de ilhas” que separa o Oceano Pacífico dos mares da China Oriental e Meridional.
A mídia local informou que o grupo de combate do porta-aviões PLAAN deve realizar exercícios navais nas águas a leste de Taiwan. Por sua vez, as forças armadas de Taiwan aumentaram sua prontidão e estão monitorando de perto as manobras chinesas.
Em uma postagem em seu site de mídia social, a PLAAN disse que a missão é rotineira, adere a todas as leis e práticas internacionais e “não é direcionada a terceiros”.
A última vez que o porta-aviões Liaoning foi rastreado ela Força de Autodefesa Marítima do Japão passando entre Okinawa e Miyako, foi no dia 25 de dezembro de 2021, enquanto liderava uma frota com outros quatro navios de guerra da PLAAN.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO