ASRAAM Block 6 atingiu o ICO nos Typhoons O míssil ar-ar avançado de curto alcance MBDA AIM-132 ASRAAM — Block 6 foi integrado com sucesso à aeronave Typhoon, atingindo a capacidade operacional inicial (IOC — Initial Operational Capability) formalmente em 1º de abril de 2022, informou o Ministério da Defesa d Reino Unido.
Espera-se que o ASRAAM Block 6, desenvolvido sob o programa ASRAAM Sustainment, entre em serviço nas unidades operacionais de Typhoon da Royal Air Force (RAF) ainda em 2022 e nos F-35B no ano de 2024. O Block 6 do Advanced Short Range Air-to-Air Missile (ASRAAM) possui subsistemas atualizados, refrigeração integrada e um novo buscador com mais pixels. Como não usa componentes fabricados nos EUA, pode ser exportado sem restrições do ITAR ou International Traffic in Arms Regulations, que regula, controla e restringe a exportação de tecnologias de defesa e militares dos EUA.
Por que isso é importante? Uma tentativa anterior de vender o míssil para a Arábia Saudita foi frustrada por causa do ITAR, que na variante anterior tem seu seeker (buscador) fabricado nos EUA, que exigia aprovação de exportação dos Estados Unidos, que por questões políticas foi negado. As versões anteriores do ASRAAM estão em serviço com RAF como o míssil ar-ar padrão para combates a custa distância. Gradualmente o Block 6 irá substituir todas as versões anteriores.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS